Será que o balanço patrimonial de uma empresa pequena realmente precisa ser feito?
Essa é uma dúvida constante entre microempreendedores. Porém, é interessante esclarecer desde o início que não existe nenhuma legislação que dispensa tais empresas da apresentação desse documento, que é bem importante para o seu negócio.
Confira a seguir mais informações sobre o balanço patrimonial para empresa pequena e veja tudo sobre o assunto!
Saiba o que a legislação diz sobre o balanço patrimonial para empresa pequena
Em seu Modelo Contábil para microempresa e empresa de pequeno porte, o Conselho Federal de Contabilidade, no art. 26, determina que “a entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social”.
Diante disso, pode-se dizer que o balanço patrimonial de uma empresa pequena é importante para mantê-la dentro das leis.
Vantagens do balanço patrimonial de uma empresa pequena
Além de ser útil legalmente, de acordo com o decreto de nº 8538/2015, esse balancete empresarial também é necessário para a contratação de uma microempresa ou empresa de pequeno porte em licitações.
As vantagens desse documento, no entanto, não se restringem a isso e são sentidas no dia a dia das corporações. Veja alguns dos benefícios ao realizar um balanço patrimonial para empresa pequena:
Espelho financeiro
Para quem está começando e não possui muita experiência financeira, interpretar as informações da área pode ser bem complicado. Porém, são nesses momentos que o balanço patrimonial de uma empresa pequena faz toda a diferença.
Com esse documento é possível analisar, de forma rápida e prática, dados importantíssimos para a tomada de decisão ligada ao orçamento da empresa, como os ativos, passivos e especialmente o patrimônio líquido.
Pagamento em dia
A partir de uma boa análise do documento, que pode ser produzido conforme as necessidades da empresa, ele também se torna útil no planejamento e controle dos gastos mensais, pois tem registros reais que facilitam as projeções da entrada e saída do dinheiro.
Além disso, se o balanço patrimonial para empresa pequena é constantemente atualizado, ele pode ser usado para evitar pagamentos em atraso e, consequentemente, para cobrar o que é devido.
Novos investimentos
Por fim, o balanço patrimonial para empresa pequena também é importante para que ela conquiste novos investimentos que, durante uma análise, podem ser identificados pelos próprios donos, mas também por terceiros.
Como é um espelho da saúde financeira da empresa, muitos empréstimos ou investidores exigem o balanço antes de fecharem negócios. Por isso, tê-lo pronto sempre é favorável.
Agora que já sabe a real importância do balanço patrimonial de uma empresa pequena, que tal preparar o seu? Aqui no E-Diário você encontra o passo a passo de como montá-lo. Confira!