Balanço Patrimonial de uma Empresa Pequena. Aprenda a Importância dessa Documentação para o Seu Negócio!

Balanço Patrimonial de uma Empresa Pequena. Aprenda a Importância dessa Documentação para o Seu Negócio!
28/11/2017

O balanço patrimonial de uma empresa pequena realmente precisa ser feito? Essa é uma dúvida constante entre microempreendedores. Porém, é interessante esclarecer desde o início que não existe nenhuma legislação que dispensa tais empresas da apresentação desse documento.

 

Saiba o que a legislação diz

 

Em seu Modelo Contábil para microempresa e empresa de pequeno porte, o Conselho Federal de Contabilidade, no art. 26, determina que “a entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social”.

 

Diante disso, pode-se dizer que o balanço patrimonial de uma empresa pequena é importante para mantê-la dentro das leis.

 

Vantagens do balanço patrimonial de uma empresa pequena

 

Além de ser útil legalmente, de acordo com o decreto de nº 8538/2015, o balanço também é necessário para a contratação de uma microempresa ou empresa de pequeno porte em licitações.

 

As vantagens desse documento, no entanto, não se restringem a isso e são sentidas no dia a dia das corporações. Veja!

 

Espelho financeiro

 

Para quem está começando e não possui muita experiência financeira, interpretar as informações da área pode ser bem complicado. Porém, são nesses momentos que o balanço patrimonial de uma empresa pequena faz toda a diferença.

 

Com esse documento é possível analisar, de forma rápida e prática, dados importantíssimos para a tomada de decisão ligada ao orçamento da empresa, como os ativos, passivos e especialmente o patrimônio líquido.

 

Pagamento em dia

 

A partir de uma boa análise do balanço patrimonial, que pode ser produzido conforme as necessidades da empresa, ele também se torna útil no planejamento e controle dos gastos mensais, pois tem registros reais que facilitam as projeções da entrada e saída do dinheiro.

 

Além disso, se o balanço é constantemente atualizado ele pode ser usado para evitar pagamentos em atraso e, consequentemente, para cobrar o que é devido.  

 

Novos investimentos

 

Por fim, o balanço patrimonial de uma empresa pequena também é importante para que ela conquiste novos investimentos, que podem ser identificados pelos próprios donos, durante uma análise, mas também por terceiros.

 

Como é um espelho da saúde financeira da empresa, muitos empréstimos ou investidores exigem o balanço antes de fecharem negócios. Por isso, tê-lo pronto sempre é favorável.

 

Agora que já sabe a real importância do balanço patrimonial de uma empresa pequena, que tal preparar o seu? Aqui no E-Diário você encontra o passo a passo de como montá-lo. Confira!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais