Já ouviu falar na planilha de controle de patrimônio? Ela é uma ferramenta muito útil no dia a dia de quem trabalha com contabilidade, principalmente para aqueles que fazem o controle patrimonial de empresas. Com a ferramenta, é possível criar as listas dos ativos e passivos, fazer contas, utilizar fórmulas, além de diversas outras funções que facilitam o trabalho dos contadores e agilizam a elaboração do balanço patrimonial.
Portanto, para otimizar seu tempo no trabalho, confira abaixo tudo aquilo que uma planilha de controle de patrimônio precisa ter e aproveite também para conhecer dois modelos muito eficazes.
O que a planilha de controle de patrimônio precisa ter?
Obrigatoriamente a planilha de controle de patrimônio precisa ter, listado, todos os bens patrimoniais de uma empresa, o que inclui qualquer produto ou item, inclusive aqueles que possam perder valor com o passar do tempo.
Junto a isso, defina as categorias de cada tipo de bem, como, por exemplo, equipamentos, veículos, bens ativos ou inativos. E para facilitar ainda mais o controle, identifique a área que cada um dos itens pertence, bem como o nome dos funcionários responsáveis por eles.
Além disso, para ter um controle detalhado, vale incluir também a data de compra de cada bem. Uma boa dica é criar uma fórmula para que o tempo de vida útil deles seja calculado automaticamente. Adicione também o valor que foi pago, o custo atual e ainda o estado de conservação dele.
Com essas informações, já é possível prever quando é necessário repor e trocar bens, o que permite que a empresa faça um planejamento financeiro mais eficiente, evitando gastos desnecessários e minimizando despesas inesperadas.
Modelos de planilha de controle de patrimônio
Na prática, organizar todos esses dados na planilha pode ser um tanto quanto trabalhoso. Mas, para facilitar ainda mais o seu dia a dia na contabilidade, você pode seguir um dos modelos de planilha de controle de patrimônio abaixo.
Modelo simples
Caso esteja trabalhando com uma empresa de pequeno à médio porte, pode-se usar um modelo de planilha de controle de patrimônio que seja simples e que contenha, no mínimo, as informações abaixo:
Modelo completo
Para empresas grandes, a recomendação é que o controle seja o mais minucioso o possível, para evitar perda de tempo e agilizar a localização de cada item quando for necessário. Portanto, nesses casos, escolha o exemplo a seguir:
Diante dessas sugestões, é possível escolher aquela que melhor se aplica ao seu dia a dia e ao patrimônio que é controlado, lembrando que, quanto mais completa a planilha for, melhor será o controle e mais análises poderão ser feitas!
Para obter mais informações sobre facilidades na contabilidade, como, por exemplo, conferir 5 dicas de organização no trabalho, continue lendo as matérias do E-Diário.
Muito legal as dicas,
e obrigado
Muito bem feita gostei