Licenciamento Ambiental Cetesb

O licenciamento ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb é necessário para que as empresas funcionem de acordo com as normas de preservação ambiental, estabelecidas pelos órgãos governamentais competentes. Vamos explicar e detalhar alguns processos que envolvem o licenciamento ambiental Cetesb, confira mais abaixo.

O que é o licenciamento ambiental Cetesb

É uma autorização para funcionamento das atividades de uma empresa e o atestado de que ela não prejudicará o meio ambiente, e não violará as leis dispostas sobre esse tema. Aqueles que não adquirem o licenciamento ambiental Cetesb, podem responder por crime ambiental e estarão sujeitos a processos judiciais.

Como funciona o licenciamento ambiental Cetesb

Primeiro a empresa deve juntar os documentos necessários para solicitar a licença prévia, esta tem duração de até quatro anos. Após esse período ela expira e as atividades da empresa estarão sujeitas à multa. Por isso, será precisa adquirir o licenciamento ambiental Cetesb oficial.

Passos para obter o licenciamento ambiental Cetesb

  • será necessário preencher um requerimento de licença de operação (LO);
  • encaminhar a ficha cadastral para o Setor de Triagem e Acompanhamento de Processos – ITAP por email;
  • realizar o pagamento da taxa de análise;
  • aguardar o contato da Cetesb.

Documentos necessários para a licença de operação

  • carta de apresentação;
  • ficha cadastral;
  • comprovante ou solicitação de dispensa de pagamento;
  • relatório de licença de operação;
  • ART – Anotações de Responsabilidade Técnica;
  • tabela síntese de licenciamento.

Publicação no e-DOU

O licenciamento ambiental Cetesb precisa ser publicado para consulta pública, de acordo com a Resolução SMA 102/16 de 22/12/2016. Neste documento está disposto que deve constar “ no Diário Oficial do Estado de São Paulo das solicitações de licença, e sua posterior concessão, feitas periodicamente pela Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. No sítio eletrônico mantido pela Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.”

Não deixe de verificar no site mantido pela CONSEMA do Governo do Estado de São Paulo, quais são os municípios aptos a aderir o licenciamento ambiental Cetesb.

E não esqueça, para publicar no e-DOU, confira aqui o que é necessário e deixe a sua empresa dentro das regularidades para evitar problemas com a fiscalização.

These are the principles that you have to learn about when it

The essay needs to be clear paper to write on and logical.

comes to discovering an research paper writing support.