Leis Empresariais – Como Evitar Processos Trabalhistas em uma Empresa

Leis Empresariais - Como Evitar Processos Trabalhistas em uma Empresa
11/10/2018

Evitar processos trabalhistas é essencial para qualquer empresa. Afinal, as ações judiciais ocasionadas pelos trabalhadores podem gerar grandes problemas para a instituição. Seguir a legislação da forma correta é apenas o primeiro fator que vai ajudar uma empresa a ter mínimas causas judiciais envolvendo seu nome.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue então lendo este artigo e fique atento à postura de sua empresa em relação à legislação trabalhista!

Entenda o que leva a ocorrência dos processos trabalhistas

O principal motivo que leva um funcionário a recorrer à justiça é quando ele se sente lesado pela empresa. Ou seja, o colaborador não teve os direitos previstos em lei respeitados, logo, a forma de conseguir auxílio é recorrer ao judiciário e buscar por providências e soluções para o problema.

No entanto, para evitar a situação, é essencial que a empresa contratante tenha total consciência dos seus direitos e deveres em relação aos direitos trabalhistas. Com uma conduta que siga as determinações legais, dificilmente o funcionário terá motivação para recorrer aos processos trabalhistas para alcançar o que deseja.

Saiba quais atitudes tomar para evitar processos trabalhistas

Além de seguir e ficar atento às mudanças que ocorrem na legislação trabalhista outros fatores ajudam na boa imagem da empresa para os colaboradores. Fator que influencia diretamente na ocorrência de processos trabalhistas. Separamos algumas ações importantes a serem seguidas.

Faça uma boa seleção de funcionários

Antes de efetuar a contratação dos funcionários, é importante realizar um processo seletivo eficiente, para isso, faça entrevistas, consulte o histórico do CTPS do futuro colaborador. E tente pensar que a contração deve trazer resultados não apenas a curto prazo, mas também a longo, assim, serão menores as chances de problemas posteriores.

Tenha respeito pelos colaboradores

Parece óbvio, porém infelizmente muitos dos processos trabalhistas são originados da forma como os empregadores tratam os colaboradores. Nesse ponto, é primordial que seja constituído um bom ambiente de trabalho, afinal, ninguém gosta de ser maltratado e desrespeitado. Não é porque a relação de trabalho envolve vínculos hierárquicos, que seu funcionário não deve ser bem tratado.

Comunicação é tudo

A falta de comunicação entre a empresa e o colaborador é um fator que causa diversos problemas judiciais. Pois a não formalização de atividades pode gerar prejuízos e ser caracterizada como descumprimento de leis trabalhistas. Portanto, é importante prezar por manter um canal de comunicação eficiente. Assim, o funcionário poderá facilmente ser ouvido e problemas posteriores poderão ser resolvidos internamente.

Uma ótima forma de estabelecer um boa comunicação interna em sua empresa é investir em ações de endomarketing, aproximando as relações entre empresa e trabalhador.

 

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe! E aproveite e fique ligado nas novidades do E-diário Oficial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais