Legislação Trabalhista e Previdenciária de SST: O Que é e Por Que é Importante Para a Sua Empresa

Legislação Trabalhista e Previdenciária de SST: O Que é e Por Que é Importante Para a Sua Empresa
14/06/2022

Conhecer bem a legislação trabalhista e previdenciária de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é muito importante, porque permite oferecer aos seus colaboradores um ambiente de trabalho seguro e evitar despesas com multas e outras penalidades.

Para ajudar você com esse assunto, vamos explicar o que são essas duas normativas e quais as suas diferenças.

O que é legislação trabalhista e previdenciária de SST

A legislação trabalhista e previdenciária de SST têm, ambas, a mesma finalidade: proteger o colaborador durante o exercício da atividade laboral de riscos físicos que podem debilitar a sua saúde. Contudo, existem algumas nuances próprias de cada uma delas.

A legislação trabalhista – famosa CLT – trata dos direitos e obrigações do trabalhador e define o que o empregador deve cumprir. Já a legislação previdenciária de SST visa proteger mais especificamente a saúde do colaborador no ambiente de trabalho.

Ainda em dúvida? Continue a leitura para entender melhor as diferenças entre essas duas normativas.

Quais são as principais diferenças entre a legislação previdenciária de SST é a legislação trabalhista?

Mesmo com as suas similaridades, a legislação trabalhista e previdenciária contam com algumas diferenças:

Quanto à dimensão e o alcance

A legislação trabalhista regulamenta o período e jornada de trabalho e direitos gerais do trabalhador, enquanto a legislação previdenciária de SST trata dos aspectos em torno da aposentadoria especial;

Quanto ao foco de ação

A CLT volta o seu foco para a melhoria da segurança no ambiente de trabalho, para que o colaborador consiga cumprir a sua função sem ônus para a sua saúde. Por outro lado, a legislação previdenciária diz respeito apenas às documentações exigidas para que haja a permissão da aposentadoria especial ao trabalhador que realize o requerimento;

Quanto à documentação

A legislação trabalhista requer a documentação voltada para a comprovação do vínculo empregatício, além daqueles que comprovem a possibilidade de realizar atividades trabalhistas no ambiente. A legislação previdenciária de SST avalia os documentos voltados às atividades realizadas pelos empregados, a fim de regulamentar as funções que apresentem riscos diretos à saúde e exposição a agentes nocivos.

Compreender essas legislações é fundamental para atender aos direitos dos colaboradores da sua empresa e não correr risco de ser multado ou penalizado. Continue aprendendo lendo o artigo sobre previdência social e auxílio-doença!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais