A Que Se Refere O Conceito De Patrimônio Na Contabilidade

A Que Se Refere O Conceito De Patrimônio Na Contabilidade
13/10/2021

Está se perguntando a que se refere o conceito de patrimônio na contabilidade? Este é um dos principais elementos dessa ciência e, refere-se, a nada mais do que o patrimônio que uma empresa ou pessoa física possui (tanto em débito quanto em crédito). Entenda melhor neste artigo!

O que é patrimônio?

Da mesma forma que, no balanço patrimonial de empresas, o conceito de patrimônio na contabilidade é dividido em dois grupos, o de bens e o de direitos. Quando olhamos para um CNPJ, por exemplo, além das obrigações a serem pagas, é feito o levantamento de diversos tipos de bens, direitos e obrigações.

Por isso, se você está se perguntando “a que se refere o conceito de patrimônio na contabilidade?” e se há alguma diferença, saiba que, o significado não muda. Uma vez que o patrimônio já faz parte do mundo contábil.

O que se refere o conceito de patrimônio na contabilidade?

Os bens para a contabilidade são coisas úteis e podem ser classificados em:

  • tangíveis: aqueles “palpáveis”, como carros, imóveis, dinheiro, ferramentas, entre outros;
  • intangíveis: aqueles não palpáveis, como marcas e registro de patentes;
  • imóveis: bens imóveis são aqueles que não podem ser retirados sem sofrer danos (como construções);
  • móveis: são aqueles bens que podem ser removidos como máquinas, mercadorias, utensílios, veículos etc.

Além dos bens, o patrimônio na contabilidade também envolve os direito, veja abaixo:

O que são direitos para o patrimônio na contabilidade?

Quando falamos em patrimônio na contabilidade, direitos são aqueles valores que a empresa ou pessoa tem a receber, que podem ser títulos, contas e também:

  • depósitos bancários;
  • aplicações financeiras;
  • tributos a recuperar;
  • quotas ou ações.

No caso específico de empresas, o direito mais comum refere-se as vendas a prazo, que é quando a companhia emite uma fatura com uma ou mais duplicatas (nesse caso, duplicatas a receber seria um direito). Além da fatura e duplicata, entram na lista de direitos a nota promissória, nota fiscal e cupom fiscal.

O que são obrigações para o patrimônio na contabilidade?

Por fim, para você sair deste artigo com a dúvida “a que se refere o conceito de patrimônio na contabilidade” totalmente sanada, é preciso saber o que são as obrigações.

Estas representam as dívidas da pessoa ou empresa. Na descriminação, é importante saber quando e quanto o valor será pago (a data de vencimento).

No exemplo de uma empresa, as obrigações podem ser compras de insumos e contratação de serviços e, na hora de fazer a contabilidade, são chamadas de duplicatas a pagar (ou fornecedores), compra de insumos, matéria-prima e, também, a contratação de serviços. Essa dívida pode ser chamada na Contabilidade como fornecedores ou duplicatas a pagar como:

  • contas de energia elétrica, água e gás;
  • salários;
  • encargos sociais;
  • financiamentos;
  • empréstimos.

Agora que você já sabe a que se refere o conceito de patrimônio na contabilidade. Aproveite e descubra também onde e como consultar o balanço patrimonial das empresas!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais