Saiba O Que São Bens, Direitos e Obrigações da Contabilidade

Saiba O Que São Bens, Direitos e Obrigações da Contabilidade
02/10/2020

Ao fazer a declaração do patrimônio de uma empresa ou pessoa, é preciso separá-lo em três pilares: os bens, direitos e obrigações. Juntos, eles formam tudo o que esse indivíduo ou essa entidade possui, assim como seleciona os itens que podem ser dedutíveis. Do ponto de vista contábil, são essenciais para chegar ao valor do patrimônio líquido.

Quer entender melhor como funciona? Então continue lendo este artigo do e-Diário Oficial!

Entenda o que são bens, direitos e obrigações na contabilidade

A declaração patrimonial é um ponto importante para garantir a regularidade fiscal de empresas e pessoas. Portanto, ao preparar esse documento, é essencial ter bem definido e destacado o que são bens, direitos e obrigações na contabilidade.

Entenda melhor o que entra em cada uma dessas categorias e como chegar no patrimônio líquido:

Bens

Aqui, entram todos os itens que podem facilmente ser convertidos em um valor monetário. Na nomenclatura oficial, entra na categoria de ativos financeiros. Os bens também podem ser divididos nessas quatro vertentes:

  • móveis: equipamentos, veículos, joias, celulares, animais, entre outros;
  • imóveis: casas, terrenos, plantações, etc;
  • tangíveis: tudo o que existe, de fato, no plano físico, como é o caso dos exemplos citados anteriormente;
  • intangíveis: apesar de valiosos, não são “tocáveis”. É o caso de patente, nome de marca, propriedade intelectual, etc.

Direitos

Também entram na categoria de ativos, mas são diferentes dos bens. Isso porque, enquanto o item anterior diz respeito ao que a empresa ou pessoa já possui, os direitos dizem respeito a algo que ainda está para receber.

É o caso de pagamento de parcelas clientes que já está agendado, mas ainda não ocorreu no momento em que foi feita a documentação. O mesmo serve para salários, bônus, aluguéis e outras quantias que serão depositadas em sua conta.

Obrigações

Por outro lado, para chegar ao número do patrimônio líquido é preciso fazer as deduções. Na nomenclatura oficial da contabilidade, entra na categoria de passivos. As obrigações são, então, tudo aquilo que a empresa ou pessoa deve pagar. Entre elas estão:

  • contas de consumo;
  • impostos;
  • salário de funcionários;
  • aluguel;
  • compra e manutenção de equipamentos;
  • obtenção de itens para estoque;
  • etc.

Os bens, direitos e obrigações formam o patrimônio líquido

Para chegar ao valor final, é preciso somar os bens e os direitos e subtrair as obrigações. Assim, você encontrará a quantia que, realmente, define o patrimônio líquido.

Gostou de saber o que são bens, direitos e obrigações na contabilidade? Então continue lendo os artigos do portal e-Diário para mais dicas sobre o universo contábil.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais