No senso comum, a ideia de “patrimônio” se refere somente à quantidade de posses que uma pessoa física ou jurídica têm. Entretanto, na Contabilidade, esse termo é mais abrangente, considerando bens, direitos e obrigações.
Sendo assim, ao fazer a declaração do patrimônio de uma empresa ou um indivíduo, é preciso considerar esses três pilares. Juntos, eles formam tudo o que esse sujeito ou essa entidade tem, assim como seleciona os itens que podem ser dedutíveis.
Quer entender melhor como funciona? Então continue lendo este artigo do e-Diário Oficial!
O que são bens, direitos e obrigações na Contabilidade?
A declaração ou balanço patrimonial é um documento importante para garantir a regularidade fiscal de empresas e pessoas. Contudo, para prepará-lo corretamente, é essencial que você tenha bem definido em mente o que são bens, direitos e obrigações na Contabilidade, pois esses são os elementos centrais do levantamento.
Entenda melhor o que são essas categorias e o que entra em cada uma delas:
O que são bens na Contabilidade?
Os bens na Contabilidade são referentes aos itens que a pessoa ou empresa já possui como sua propriedade e que podem ser facilmente convertidos em valor monetário. Eles podem ser divididos em quatro vertentes:
- tangíveis: tudo o que existe, de fato, no plano físico. São exemplos carros, imóveis, utensílios e ferramentas;
- intangíveis: são aqueles bens que, apesar de valiosos, não são “tocáveis”. É o caso de patente, nome de marca ou propriedade intelectual;
- móveis: podem ser removidos com facilidade, tal como máquinas e equipamentos;
- imóveis: são vinculados ao solo e não podem ser retirados sem danos ou destruição — este é o caso dos imóveis, por exemplo.
O que são direitos na Contabilidade?
Os direitos são, de certa forma, uma categoria de bens, entretanto, diferente daqueles, eles não dizem respeito a um item que a empresa ou a pessoa já possua. Direitos, na Contabilidade, se referem a algo que o indivíduo ou a entidade ainda está para receber.
Este é o caso dos pagamentos por parcelas pelos clientes que estão agendados, mas ainda não ocorreram no momento em que a documentação foi feita. Essa mesma lógica serve para salários, aluguéis e outras quantias que se têm conhecimento e previsão de recebimento.
Confira também o post: Escrituração Contábil Fiscal – ECF Passo a Passo
O que são obrigações na Contabilidade?
Por fim, além das posses, também há de se considerar o dinheiro e bens que têm previsão de desconto. O patrimônio líquido se refere a subtração de ativos pelos passivos, ou seja, os ganhos menos as perdas.
Nesse caso, as obrigações são tudo aquilo que a empresa ou pessoa deve pagar. Entre elas estão:
- contas de consumo;
- impostos;
- salário de funcionários;
- aluguel;
- compra e manutenção de equipamentos;
- obtenção de itens para estoque;
- entre outros.
Fazer esse cálculo do patrimônio líquido é parte das responsabilidades das empresas brasileiras. Veja quais são as outras demonstrações contábeis obrigatórias.