Saiba Tudo Sobre o Registro de Contabilidade de Uma Empresa

Saiba Tudo Sobre o Registro de Contabilidade de Uma Empresa
26/04/2017

Seja para quem acabou de abrir um negócio e tem pouca experiência na área contábil ou até mesmo para aqueles que já têm uma empresa há tempos e deseja se aprofundar mais no assunto, neste artigo iremos explicar tudo sobre o registro de contabilidade de uma empresa, fator importantíssimo dentro de um negócio.

Entenda o que é o registro contábil de uma empresa

O registro tem a função de deixar marcado todos os eventos econômicos e financeiros que acontecem dentro de uma empresa. Com ele, é possível verificar todos os benefícios, direitos e obrigações e também o que a empresa teve de despesa, receita e o que está gerando de lucro ou de prejuízo.

O Registro Contábil dentro de uma empresa é obrigatório e pode ser aplicado em negócios de diversos formatos, seja ele jurídico ou de porte financeiro.

Esse registro deve ser feito por um contador ou um especialista em contabilidade. Porém o procedimento é feito junto com o dono do negócio, já que é necessário ter todas as informações da empresa.

Importância do Registro de Contabilidade

O Registro de Contabilidade é de suma importância em qualquer negócio. Com ele, é possível verificar e acompanhar dados como os do setor de finanças da empresa, patrimônio líquido apurado, lucros, despesas e, com essas informações, é possível saber quais são os dividendos disponíveis para retirada.

É importante ressaltar que o contador responsável deve seguir as normas indicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Todas as informações inseridas deverão ser claras e verdadeiras. Ao final do processo, o empresário responsável emitirá uma carta de responsabilidade da administração em que declara que todos os dados foram entregues.

Quando fazer o Registro de Contabilidade?

Segundo a norma, a contabilidade deve ser registrada dentro do prazo, mas não é indicada uma data que especifica algo. Por isso, recomenda-se que esse registro ocorra mensalmente.

Quanto às informações fornecidas, dependerá dos tipos de serviços que cada empresa presta. Algumas informações são de acesso somente do empresário como por exemplo: comprovantes de despesas, boletos, contrato de aluguel, etc. Nesse caso, todas essas informações deverão ser enviadas ao contador.

Deseja publicar informes sobre o Registro de Contabilidade de uma empresa no Diário Oficial da União? Conte com os serviços do e-Diário.

Você também vai gostar de:

  1. Contador, saiba Como Publicar no Diário Oficial da União Sem Burocracia!
  2. O que é Balanço Patrimonial?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais