O Que é Balanço Patrimonial?

O Que é Balanço Patrimonial?

Você sabe o que é balanço patrimonial? O termo é designado para denominar um documento de demonstração contábil solicitada em determinado período que verifica a posição patrimonial e financeira de uma empresa. A emissão desse relatório é obrigatória por lei e, geralmente, é realizada no fim do ano, mas pode ser requisitada em qualquer outra data.

Quer saber mais sobre este documento? Então confira a seguir!

O que é balanço patrimonial e para que serve?

Por meio do balanço patrimonial, todos os bens e contas da empresa são consolidados e agrupados, facilitando o conhecimento e análise da situação financeira e patrimonial para todos os seus acionistas. Além dessas informações, devem constar as demonstrações das ações e seus respectivos custos imediatamente anteriores para fins de comparação. Tudo isso é regulamentado de acordo com a Lei 6.404/1976.

O documento é importante para o acompanhamento de estoques, liquidez financeira e dívidas. Isso contribui para verificar o crescimento ou a queda da empresa durante um determinado período, além de conseguir analisar com outros resultados comparativos.

Essa demonstração contábil é composta pelos elementos ativos e passivos da empresa, bem como pelo seu patrimônio líquido.

Composição do balanço patrimonial 

Agora que já entendeu o que é balanço patrimonial, chegou o momento de verificar os dados que o compõem. São eles:

  • ativos: tratam-se dos recursos da empresa que geram fluxo de caixa. Aqui se enquadram os bens e direitos, como contas a receber, estoques, despesas pré-pagas, equipamentos, veículos, terrenos e até as posses que são intangíveis, como ações e direitos autorais;
  • passivos: classificam-se dessa forma os recursos relacionados às obrigações da empresa, como dívidas, taxas, juros sobre capital emprestado, despesas contratuais e hipotecas;
  • patrimônio líquido: é a diferença entre os elementos ativos (lucros e investimentos) e os passivos (pagamentos e dividas), representando, assim, o capital que a empresa tem disponível em caixa.

Esses elementos devem ser equilibrados da seguinte maneira:

  • Ativo = Passivo + PL;  
  • Aplicações = Origens e Bens + Direitos = Obrigações.

Se essas equações não resultarem em equilíbrio, isso significará que há problemas na contabilidade da empresa.

Gostou de saber o que é balanço patrimonial e sua função nas organizações? Aproveite e confira como analisar o balancete da empresa para ter um melhor proveito do documento.

Se você precisa publicar as informações sobre o balanço patrimonial de sua companhia no no Diário Oficial da União (DOU), conte com os serviços do e-Diário Oficial para fazer isso de forma mais rápida, prática e segura! 

Entre em contato com o e-Diário e saiba mais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais