Você sabe o que é balanço patrimonial? O termo é designado para denominar um documento de demonstração contábil solicitada em determinado período que verifica a posição patrimonial e financeira de uma empresa. A emissão desse relatório é obrigatória por lei e, geralmente, é realizada no fim do ano, mas pode ser requisitada em qualquer outra data.
Quer saber mais sobre este documento? Então confira a seguir!
O que é balanço patrimonial e para que serve?
Por meio do balanço patrimonial, todos os bens e contas da empresa são consolidados e agrupados, facilitando o conhecimento e análise da situação financeira e patrimonial para todos os seus acionistas. Além dessas informações, devem constar as demonstrações das ações e seus respectivos custos imediatamente anteriores para fins de comparação. Tudo isso é regulamentado de acordo com a Lei 6.404/1976.
O documento é importante para o acompanhamento de estoques, liquidez financeira e dívidas. Isso contribui para verificar o crescimento ou a queda da empresa durante um determinado período, além de conseguir analisar com outros resultados comparativos.
Essa demonstração contábil é composta pelos elementos ativos e passivos da empresa, bem como pelo seu patrimônio líquido.
Composição do balanço patrimonial
Agora que já entendeu o que é balanço patrimonial, chegou o momento de verificar os dados que o compõem. São eles:
- ativos: tratam-se dos recursos da empresa que geram fluxo de caixa. Aqui se enquadram os bens e direitos, como contas a receber, estoques, despesas pré-pagas, equipamentos, veículos, terrenos e até as posses que são intangíveis, como ações e direitos autorais;
- passivos: classificam-se dessa forma os recursos relacionados às obrigações da empresa, como dívidas, taxas, juros sobre capital emprestado, despesas contratuais e hipotecas;
- patrimônio líquido: é a diferença entre os elementos ativos (lucros e investimentos) e os passivos (pagamentos e dividas), representando, assim, o capital que a empresa tem disponível em caixa.
Esses elementos devem ser equilibrados da seguinte maneira:
- Ativo = Passivo + PL;
- Aplicações = Origens e Bens + Direitos = Obrigações.
Se essas equações não resultarem em equilíbrio, isso significará que há problemas na contabilidade da empresa.
Gostou de saber o que é balanço patrimonial e sua função nas organizações? Aproveite e confira como montar um balanço patrimonial e como analisar o balancete da empresa para ter um melhor proveito do documento.
Se você precisa publicar as informações sobre o balanço patrimonial de sua companhia no no Diário Oficial da União (DOU), conte com os serviços do e-Diário Oficial para fazer isso de forma mais rápida, prática e segura!
Entre em contato com o e-Diário e saiba mais!
Muito bom o conteúdo.
Adorei os artigos
Gostei muito de receber as matérias!
Obrigada