Entenda O Que É Ativo e Passivo na Contabilidade

Entenda O Que É Ativo e Passivo na Contabilidade
06/03/2020

Quando se trata de preparar documentos do setor financeiro, como um balanço patrimonial ou demonstrativos contáveis, é essencial saber o que é ativo e passivo na contabilidade. Esses dois conceitos tratam-se de categorias das quais os bens de uma empresa fazem parte e é importante separá-los da forma correta. 

Ainda tem dúvidas da diferença entre eles? Então veja só estas informações que o portal e-Diário Oficial!

Afinal, o que é ativo e passivo na contabilidade?

Na hora de fazer o seu balanço patrimonial ou qualquer outro tipo de relatório financeiro de uma empresa, é essencial lembrar a diferença entre ativo e passivo na contabilidade. 

Ativo

Os ativos são os bens que a empresa possuem e que precisam estar listadas nos documentos contábeis. Essa categoria ainda pode ser dividida em dois:

  • ativos circulantes: tudo o que pode ser convertido em valores monetários rapidamente, como pagamentos confirmados a receber em breve, dinheiro em caixa, estoque, aplicações que podem ser retiradas, entre outras coisas;
  • ativos não circulantes: nesse grupo estão os bens que podem ser convertidos em valores monetários em médio ou longo prazo, como é o caso de imóveis, veículos, pagamentos a receber depois de um ano, veículos ou aplicações que ainda devem estar retidas por um certo tempo

Passivo

Enquanto os ativos representam os ganhos de uma empresa, os passivos correspondem aos débitos e responsabilidades financeiras que devem ser quitados. Porém, assim como a categoria anterior, também é possível dividi-lo de duas formas:

  • passivos circulantes: contas a pagar — tanto com fornecedores como para serviços gerais — pagamento de funcionários — incluindo benefícios como vale transporte e refeição, por exemplo —, impostos e tributações, repartição entre sócios;
  • passivos não-circulantes: são os débitos que estão previstos para períodos posteriores — a partir de um ano depois. Em geral, são pagamentos relacionados a salários de colaboradores, impostos ou despesas fixas e a quitação de parcelas de empréstimos.

E o patrimônio líquido?

ativo e passivo na contabilidade são essenciais para chegar ao valor do patrimônio líquido. Inclusive, a conta é bastante simples: basta somar o correspondente ao ativo e diminuir pela soma do passivo. Caso o valor seja positivo, sua empresa está em crédito, enquanto o resultado negativa significa que está em débito.

Agora que já sabe a diferença entre ativo e passivo na contabilidade, continue lendo matérias aqui no portal e-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais