4 Dicas de Como Fazer um Balanço Contábil

4 Dicas de Como Fazer um Balanço Contábil
28/02/2020

O balanço contábil é um cálculo essencial para a análise da situação financeira de uma empresa. Afinal, é ele que vai mostrar o status das entradas e saídas monetárias, de modo que é mais fácil compreender se há um débito ou um crédito nas contas — o que facilita a realização de um planejamento para os próximos meses.

Quer entender melhor como fazê-lo? Então veja só essas dicas que o portal e-Diário Oficial preparou para você!

Dicas de como fazer um balanço contábil

Esse cálculo é feito a partir da reunião de diversas informações essenciais para definir a situação das finanças da empresa. O balanço contábil, também chamado de patrimonial, precisa ser feito corretamente para que não haja nenhum erro de números — que poderia prejudicar o status futuro do negócio.

Confira algumas dicas para fazer um ótimo levantamento:

1. Conheça as categorias da estrutura

Você não irá simplesmente colocar os valores em uma tabela e esperar que as contas apareçam sozinhas. É preciso identificar a categoria de cada um dos lançamentos, pois é essencial saber o que cada um desses números representa. São eles:

  • ativos: bens da empresa, como itens que se encontram no estoque ou dinheiro em caixa;
  • passivos: obrigações empresariais, como pagamento de contas, impostos, salários, entre outros;
  • patrimônio líquido: o que a empresa, de fato tem — o valor dos ativos menos o dos passivos. Aqui, é possível compreender se a situação está em crédito ou débito.

2. Defina um período

O balanço contábil deve ser feito periodicamente, mas o ideal é que seja em um espaço de tempo padrão, para que seja possível analisar e comparar com os períodos anteriores.

Geralmente, usa-se uma análise anual, porém, se for melhor para a empresa, você pode adotar o período semestral, trimestral ou bimestral.

3. Atualize sempre

Não deixe para adicionar os valores depois, uma vez que é possível que você esqueça e ele acabe ficando de fora do cálculo. Também é importante definir uma periodicidade na hora de fazer isso: separe um tempo no dia ou mesmo na semana para adicionar esses números.

4. Todos os valores são importantes

Por mais que sejam pequenos, eles devem constar no cálculo. Isso porque, vários valores menores não adicionados podem resultar em uma boa diferente no patrimônio líquido total.

Gostou das dicas de como fazer um balanço contábil? Então continue lendo o portal e-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais