Como Fazer a Contabilidade de uma Empresa Micro, Pequena e Média?

Como Fazer a Contabilidade de uma Empresa Micro, Pequena e Média?

Avaliar as finanças da sua empresa é o que vai protegê-lo de crises e possíveis faltas no balanço final. Para garantir a saúde financeira da sua empresa, vamos te ajudar ensinando a como fazer a contabilidade de uma empresa.

Dicas de como fazer a contabilidade de uma empresa

As micro, pequenas e médias empresas são uma parcela considerável do PIB brasileiro, gerando empregos e renda para milhares de cidadãos. Porém, muitas delas caem em falência ou contraem dívidas ao longo dos anos, seja por má gestão ou falta de conhecimento administrativo.

Para evitar que esse evento ocorra com você, procure seguir as nossas dicas abaixo:

 

Registre todos os pequenos gastos

O primeiro passo para um bom controle financeiro jurídico é registrar tudo o que entra e sai em dinheiro. Até mesmo os gastos com compra de copinhos de plásticos e café. Tudo isso deve ser disposto em uma planilha ou várias, conforme a sua necessidade de organização.

 

Colete dados sobre as vendas

Registre os valores de vendas, já deflacionados, levando em conta quais são as mercadorias, quando comprar e quanto comprar.

 

Realize balanços periódicos

Você pode organizar uma DRE semestral para discriminar as quantias envoltas no seu negócio. Esse tipo de documento te ajuda a entender os excessos de gastos e manter as rédeas da sua empresa. Confira qual a estrutura de um DRE ideal.

 

Contrate um contador

Se você é micro empresário, adepto ao MEI, pode achar que não há necessidade de ter alguém para controlar o seu caixa. Porém, o contador pode ser o segredo para garantir que as finanças tenham crescimento positivo. Busque-o sempre que precisar de relatórios periódicos.

 

Trabalhe com estoque mínimo 

Para você que possui e-commerce ou loja física, trabalhar com estoque mínimo é a melhor forma de otimizar os ganhos. Afinal, assim você reduz a necessidade de capital de giro e evita déficit interno.

 

Procure o Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma organização que fornece cursos na área de empreendedorismo e ensina a como fazer a contabilidade de uma empresa. Eles podem te auxiliar de forma prática e simples a gerir o seu pequeno ou médio negócio.

Essa dica é fundamental para os micro empresários também. Conforme a sua empresa cresce, podem surgir dúvidas em relação à gestão dos custos e investimentos. Invista em conhecimento e garante a saúde financeira dos seus negócios.

Gostou das nossas dicas de como fazer a contabilidade de uma empresa micro, pequena ou média? Confira também a importância da contabilidade para a gestão patrimonial das empresas e continue ligado nas matérias do E-diário!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais