Entenda Como Utilizar o Sistema ERP para Pequenas Empresas

Entenda Como Utilizar o Sistema ERP para Pequenas Empresas
14/12/2021

Você sabe o que é e como funciona o sistema ERP para pequenas empresas? 

A sigla ERP deriva do nome “Enterprise Resource Planning” que, quando traduzida para o português, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. 

O objetivo do sistema é integrar os setores de uma empresa de forma organizada, de modo a facilitar os processos operacionais dos departamentos organizacionais, como compra, venda, estoque, fluxo de caixa, CRM, entre outros.  

Dessa forma, as áreas ficam integradas, dando duas visões diferentes e importantes para o gestor:

  • visão departamental: consegue visualizar os processos de cada um dos departamentos dentro de uma mesmo tela;
  • visão por segmento: permite ver detalhes da função de cada setor no nível macro. 

Normalmente, são as grandes corporações que utilizam esses softwares, contudo, também existem várias vantagens do sistema ERP para pequenas empresas. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então acompanhe o artigo abaixo!

Como funciona o sistema ERP para pequenas empresas? 

O sistema de ERP pode ser personalizado ou pré-projetado. 

Para empresas de grande porte e que comportam um alto número de colaboradores e setores, a opção personalizada pode ser uma boa ideia. Ela possui funcionalidades  mais específicas, mas o custo para aplicação pode ser um pouco mais alto que a versão padrão.

Agora, se a sua empresa é pequena e não precisa de funcionalidades específicas para realizar os processos operacionais, a opção padrão pode ser satisfatória. 

Além disso, geralmente, os ERPs pré-projetados são via SaaS (Software as Service – Software como Serviço).  Isso significa que eles estão na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar e dispensando a necessidade de um servidor (o que exigiria ainda mais investimento e espaço físico). 

Independente do modelo escolhido — personalizado ou pré-projetado, em sua maioria, o software é dividido em três camadas:

  • aplicação: composta por funcionalidades, como processos, cadastros e dados necessários para a rotina operacional interna; 
  • banco de dados: aqui, as informações geradas na camada de aplicação são armazenadas de forma lógica; 
  • framework: é possível configuar/parametrizar e personalizar o sistema de acordo com as necessidades operacionais da empresa. 

Quais são os benefícios de implementar o software na empresa? 

O sistema ERP para empresas pequenas pode apresentar diversos benefícios. Separamos uns deles, olha só:

  • aumento da produtividade: a automação de processos otimiza o tempo gasto nas tarefas do dia a dia, além de padronizar atividades;
  • redução de custos operacionais: quando os processos se tornam virtuais, os gastos com materiais de escritório, como folhas de papel, por exemplo, são menos desperdiçados;
  • melhora no controle de produtos: no varejo, por exemplo, um sistema que integre estoque, produção e compras pode melhorar o controle geral de vendas e outros processos;
  • redução de custos com TI: quando os processos estão concentrados em um só lugar, os custos com manutenção diminuem.
  • facilita a escalabilidade: com todos os processos organizados, sem depender de uma pessoa só, a escalabilidade se torna uma possibilidade mais real. 

Gostou de saber como e porque utilizar o sistema ERP para pequenas empresas? Adotar um software como esse pode, inclusive, facilitar o envio de dados e documentos oficiais para a fiscalização ou para a contabilidade, como o DRE e o balanço patrimonial. 

Veja neste artigo quando é obrigatório fazer DRE e balanço patrimonial de uma empresa pequena

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais