Sua Contabilidade Empresarial Está Errada! Descubra o Porquê

Sua Contabilidade Empresarial Está Errada! Descubra o Porquê
01/11/2019

Quando se trata da contabilidade empresarial, existe uma série de ações que não são recomendadas e que podem gerar erros no documento. Entretanto, nem sempre se sabe que estas são atitudes equivocadas, o que acaba virando uma bola de neve. 

Veja só alguns aspectos que o portal e-Diário selecionou que te ajudarão a melhorar a elaboração de seus documentos contábeis e torná-lo mais assertivo. 

Quais são os maiores erros da contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial diz respeito a tanto o planejamento financeiro como o tributário do negócio. Ou seja, trata-se da criação de documentos que contabilizam o faturamento, os gastos com questões técnicas e internas e os tributos que precisam ser pagos. 

Porém, quando não feito da forma ideal, você pode acabar gerando um custo extra. Conhecer alguns truques que otimizam o seu tempo e tornam o processo mais simples e mais vantajoso para a sua empresa.

Confira alguns erros que deve deixar de cometer!

1. Não contabilizar todas as entradas e saídas

Por menor que seja o valor de entrada e saída em seu caixa, é imprescindível que seja contabilizado. Afinal, quando somadas todas essas quantias, é possível que o resultado seja um número expressivo e que faça diferença na hora de declarar os lucros do seu negócio.

2. Não emitir nota fiscal

Em primeiro lugar, a emissão da nota fiscal é obrigatória. Não fazer este processo significa não declarar ao governo a venda de produtos ou serviços, de modo que isso impossibilita a retenção de impostos. Desta forma, caso seja descoberta a sonegação, os responsáveis legais irão receber multas que poderão, inclusive, acarretar no fechamento do negócio.

Além disso, as notas são formas de contabilizar internamente as movimentações. Elas ajudam na organização financeira, sendo mais fácil entender qual foi o lucro no período analisado.

3. Não usar os benefícios da tecnologia

Com os avanços tecnológicos, cada vez mais os aparelhos eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia. Quando se trata da contabilidade empresarial, é possível se aproveitar das inovações para tornar o processo mais fácil.

Existem disponíveis no mercado uma série de softwares que podem tornar a criação desses documentos mais fácil — desde as planilhas do Microsoft Excel até programas desenvolvidos especialmente para essa finalidade. 

Inclusive, também é possível resolver questões legais e jurídicas diretamente pelo computador, tornando mais simples a rotina dos empreendedores.

Gostou de saber os maiores erros da contabilidade empresarial? Então leia mais artigos aqui no portal e-Diário Oficial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais