Como Analisar um Balanço Patrimonial em 4 Passos

Descubra os passos de como analisar um balanço patrimonial
13/04/2017

Quem tem empresa sabe: a parte financeira exige muitos cuidados e precauções. Por isso, saber como montar um balanço patrimonial é importante. Afinal, ele é um demonstrativo do patrimônio financeiro da empresa. Mas, depois disso, é necessário também se atentar ao processo de como analisar um balanço. E nisso, os cinco passos abaixo podem ajudar. Confira!

1 – Verifique a estrutura

Para que a análise do balanço seja feita de modo eficiente, é preciso conhecer e entender a estrutura desse documento, que possui basicamente dois lados: o esquerdo e o direito.

No lado esquerdo estão as informações referentes aos ativos da empresa, que são compostos pelos bens. Já o lado direito, contém os passivos, que são as obrigações financeiras das empresas com terceiros, ou seja, as dívidas. Subtraindo os passivos dos ativos, chega-se ao patrimônio líquido, que é uma das principais partes da análise.

Assim sendo, no processo de como analisar um balanço, lembre-se de checar se esses campos estão devidamente preenchidos, confirmando sempre se todos os patrimônios da empresa foram, de fato, mencionados. Caso contrário, as contrariedades podem surgir.

2 – Se atente ao curto prazo

Uma boa forma de evitar problemas futuros, mas em curto prazo, é verificar os ativos circulantes e os passivos circulantes, que são, respectivamente, o que a empresa tem para receber à curto prazo, e o que a empresa tem a pagar nesse mesmo período.

Com isso em mãos, pode se fazer um rápido cálculo (subtraindo os passivos dos ativos) para checar o que a empresa tem em caixa. É essa conta que vai mostrar a situação financeira atual da companhia e se ela tem ou não condições de se manter (com os mesmos ganhos e custos), por um futuro breve.

3 – Olhe as data de pagamentos

Para que a saúde financeira da empresa seja comprovada no balanço, é essencial que os ativos sejam superiores aos passivos. Contudo, isso não é suficiente. É importantíssimo se atentar à alguns detalhes que, por vezes, não são notados.

Um grande exemplo disso é a data de pagamento, que sempre deve ser cumprida à fim de evitar juros. Quando isso não acontece, o quadro financeiro da empresa é automaticamente alterado, pois os passivos (dívidas) aumentam e, com isso, a conta pode não fechar ao final do mês. É preciso atenção!

4 – Confirme a publicação no DOU

Por fim, para analisar um balanço patrimonial de modo completo, verifique se ele foi devidamente publicado no Diário Oficial da União. Esse procedimento é obrigatório para algumas empresas, tais como para cooperativas que são consideradas de grande porte e também para as sociedades empresárias limitadas.

Portanto, vá até o portal E-Dou, onde é possível fazer consultas dos Diários Oficiais e confira o passo a passo do que deve ser feito para baixá-los, tanto os do Município, quanto do Estado e da União. 

Essa é uma das melhores formas de como analisar um balanço! E caso você precise fazer uma publicação, de forma rápida e segura, só precisa acessar o e-Diário e seguir os 4 passos que já estão na primeira página. Acesse e publique!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais