Como Fazer A Declaração De Faturamento Da Empresa?

Como Fazer A Declaração De Faturamento Da Empresa?
03/06/2022

A declaração de faturamento é um processo muito importante para todas as empresas. Afinal, mesmo sendo obrigatório somente para MEIs, ela serve como um recurso de análise para as instituições bancárias concederem créditos, empréstimos e financiamentos para as companhias. 

Além disso, esse documento também pode ser usado para entender a saúde financeira da empresa, analisando os pontos positivos e negativos ao longo do ano para criar soluções que ajudem a melhorar os resultados de lucratividade. 

Portanto, é fundamental saber como fazer esse documento tão importante da maneira certa e evitar problemas financeiros para a sua empresa. Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo!

O que é declaração de faturamento?

Muitas pessoas ainda procuram saber o que é declaração de faturamento. Afinal, muito se fala sobre a importância desse processo para as empresas.

A resposta para essa dúvida é simples: essa declaração é um documento que reúne informações a respeito dos ganhos em valor bruto de uma organização, com o objetivo de comprovar os rendimentos durante o período de doze meses do ano anterior.

É por meio dessa declaração que são calculados os valores para pagamento de impostos e taxas sobre esses ganhos.

Além disso, é importante destacar que para o MEI (microempreendedor individual), esse documento é obrigatório e deve ser enviado à Receita Federal até o dia 31 de maio, todos os anos. Isso porque, é através dele que será comprovado que esses empreendedores se mantiveram dentro do limite de ganhos para a categoria (R$81 mil por ano).

Se esse valor for ultrapassado, ao finalizar o processo da declaração, aparecerá na tela a opção de emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) referente à tributação desse valor remanescente.

Como fazer a declaração de faturamento?

Agora que você já sabe o que é declaração de faturamento e viu que esse processo é obrigatório para MEI, é hora de aprender a fazer a sua. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. acesse o Portal do Empreendedor no site do Governo Federal;
  2. clique na opção “Já sou MEI”;
  3. na página de serviços, selecione a opção “Declaração Anual de Faturamento”;
  4. você será redirecionado para uma página com a descrição do serviço. Na parte inferior da tela, selecione novamente a opção “Declaração Anual de Faturamento”;
  5. informe o CNPJ da sua empresa;
  6. selecione o tipo de declaração original;
  7. marque a opção do ano anterior e clique em continuar;
  8. informe o faturamento da receita bruta total com os valores referentes ao ano anterior e indique se contratou algum funcionário durante esse período. Em seguida, clique em continuar;
  9. você será redirecionado para uma página com o resumo da declaração. Confira todas as informações e, se tudo estiver correto, clique em “transmitir” para que sua declaração seja salva. Salve e imprima o comprovante.

Gostou do artigo? Então confira também a importância do controle patrimonial para a sua empresa e garanta um setor financeiro seguro e eficiente para alcançar bons resultados no crescimento do seu negócio.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais