Entenda Qual o Objeto de Estudo da Contabilidade e a Importância de Organizações Investirem na Área

Entenda Qual o Objeto de Estudo da Contabilidade e a Importância de Organizações Investirem na Área
20/12/2021

Você sabe responder qual o objeto de estudo da contabilidade? Essa ciência contábil é de fundamental importância para o correto controle do patrimônio de empresas e instituições, auxiliando-as na tomada de melhores decisões que contribuem para o seu sucesso. 

A contabilidade pode ser definida como a ciência que busca estudar, interpretar e registrar tudo aquilo que afeta a gestão das finanças de uma entidade, envolvendo, por exemplo, questões fiscais, tributárias, previdenciárias, legais, trabalhistas, entre outras. 

Continue a leitura e aprenda mais sobre a contabilidade e como ela pode ser benéfica às organizações!

Qual o objeto de estudo da contabilidade? 

A definição do objeto de estudo de qualquer matéria é uma tarefa dificílima. Ao longo do tempo, diferentes estudos divergiram na busca por responder qual o objeto de estudo da contabilidade. 

Para os estudiosos contistas, por exemplo, o seu objeto era o estudo das contas. Já para os personalistas, era o conhecimento das relações de débito e crédito entre proprietários e agentes consignatários. 

Hoje, no entanto, há a concordância de que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio das entidades, que pode ser definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma ou mais pessoas. 

Nesse estudo são considerados aspectos econômicos, financeiros, de variação da riqueza patrimonial, fatores quantitativos e qualitativos. 

Por que estudar a contabilidade da minha organização? 

O estudo da contabilidade nas organizações confere uma série de vantagens que auxiliam em sua eficiência e crescimento. Por meio dele é possível garantir que a empresa ou instituição cumpra com todas as exigências de seu segmento e esteja em conformidade com o que a lei e o governo exigem. 

Outros benefícios do estudo contábil são: 

  • maior controle de gastos e aumento da rentabilidade;
  • análise correta de investimentos;
  • mais assertividade nas previsões futuras;
  • menor chance de falha no pagamento de impostos;
  • auxílio na gestão financeira e adequação às leis.

A importância da contabilidade no setor público 

No setor público, a contabilidade auxilia os gestores fornecendo as informações de natureza orçamentária necessárias para adoção das melhores estratégias e medidas para a administração das entidades, tais como: 

  • balanços orçamentário, financeiro e patrimonial;
  • demonstrações de variações patrimoniais;
  • fluxos de caixa e das mutações do patrimônio líquido;
  • relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

A contabilidade aplicada ao setor público também envolve a adequada prestação de contas e fornecimento de informações relativas à destinação dos recursos públicos de forma compreensível e útil aos cidadãos. 

Agora que você já aprendeu qual o objeto de estudo da contabilidade e como essa ciência contábil pode auxiliar no desenvolvimento saudável de uma empresa ou instituição, leia também sobre alguns documentos financeiros que são obrigados por lei.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais