Veja Um Exemplo de Análise de Balanço Patrimonial

Aprenda a calcular o balanço patrimonial com um exemplo prático

Veja Um Exemplo de Análise de Balanço Patrimonial
21/02/2018

As movimentações financeiras de um negócio empresarial precisam ser acompanhadas a risca pelos seus gestores. As demonstrações financeiras, são detalhadas e complicadas. Por isso, trouxemos algumas explicações e um exemplo de análise de balanço patrimonial para te ajudar.

 

O que preciso saber antes de fazer o balanço patrimonial?

 

Antes de iniciar os seus cálculos tenha em mente que um bom DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) precisa de detalhamento e exatidão, por isso é recomendado que um contador ou profissional da área contábil realize a versão final. Porém, você pode ter uma noção básica de cada passo através do nosso exemplo e explicações abaixo:

 

Ativo

Todas as transações financeiras referentes ao conjunto de bens e direitos da empresa, seja vendas a receber, estoque, transporte, matéria prima etc.

 

Passivo

Essa demonstração financeira inclui as origens dos recursos obtidos pela empresa. Composto por obrigações de curto e longo prazo, ou seja, salários a pagar, fornecedores, dívidas em geral.

 

Patrimônio líquido

Esse demonstrativo define o saldo acumulado do capital inicial empregado, lucro ou prejuízo no período analisado e novas injeções de capital.

 

De forma resumida, o ativo se resume aos direitos da organização. O passivo ao que a empresa deve pagar aos atores externos e o patrimônio líquido é a dívida com os sócios e acionistas, quando em capital aberto.

 

Exemplo de análise de balanço patrimonial

 

Para realizar essa análise é preciso discriminar os valores referentes a um período financeiro, que pode ser definido como alguns anos. Para o nosso exemplo, vamos propor que a empresa XX, fará suas demonstrações financeiras no intervalo de 2015-2017. Logo, vamos calcular anualmente os valores do balanço ativo, patrimonial passivo e por último líquido.

 

Acompanhe o exemplo de análise do balanço patrimonial abaixo:

Veja Um Exemplo de Análise de Balanço Patrimonial

Todas essas contas servem de base para conclusões sobre a saúde financeira da empresa. É possível visualizar o quanto a empresa cresceu ao passar dos anos, o eventual déficit financeiro ou lucro em expansão. Além disso, é possível observar os valores gastos com cada setor e redefinir estratégias de gestão para corte dos gastos ou investimentos.

 

Agora que você já aprendeu com nosso exemplo de análise de balanço patrimonial, confira o que é exigido a longo prazo nesse demonstrativo de despesas. Continue acompanhando as matérias do E-Diário para mais dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais