O Que é Exigível a Longo Prazo no Balanço Patrimonial?

O Que é Exigível a Longo Prazo no Balanço Patrimonial?
30/01/2018

Deseja saber o que é exigível a longo prazo no balanço patrimonial? Primeiramente, é importante entender o conceito deste balancete. O documento é a forma como a empresa demonstra sua situação contábil e seu patrimônio. Para simplificar, ele é dividido entre ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações). 

É sobre o passivo, especificamente sobre o que é exigível a longo prazo, que vamos falar neste artigo. Você sabe o que isso significa? Entenda melhor com as informações que separamos e tire suas dúvidas!

Entenda o que é exigível a longo prazo no balanço patrimonial e o que o compõe

Caso você queira saber o que é exigível a longo prazo no balanço patrimonial, deve entender primeiro que o seu conceito está relacionado às dívidas de uma empresa que ainda serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte.

Mas o que isso quer dizer? Trata-se de empréstimos que não vão vencer em menos de um ano. Alguns exemplos são:

  • financiamentos;
  • títulos a pagar;
  • duplicatas a pagar;
  • impostos a recolher;
  • notas promissórias a pagar;
  • fornecedores, entre outros.

Se em todos os casos que citamos acima o vencimento acontecer depois do encerramento do próximo exercício financeiro, então estamos falando de um passivo exigível a longo prazo. É importante citar que eles são, inclusive, garantidos por vários ativos presentes no balanço patrimonial. Um exemplo são os inventários.

Para que essas contas a pagar sejam descritas no balanço patrimonial da forma mais adequada, há a necessidade de detalhar no rodapé qual é a finalidade daquela dívida e qual será sua taxa de juros que incide sobre ela.

Adicionar todos estes dados ao documento sobre o patrimônio da empresa é fundamental. Isso porque os mantêm sob conhecimento e ainda garantem o equilíbrio financeiro e uma visão mais estratégica do negócio.

Então, podemos dizer que, para a pergunta “o que é exigível a longo prazo no balanço patrimonial?”, a resposta é que essa é uma maneira de administrar e monitorar a saúde financeira de uma empresa, independentemente de seu ramo de atuação.

Aproveite e veja a importância do balancete para a empresa.

Agora que você já sabe o que é exigível a longo prazo no balanço patrimonial, acompanhe mais matérias do E-Diário e tire outras dúvidas sobre o assunto! Caso precise publicar este documento no Diário Oficial, veja como formatar o balanço patrimonial para envio correto ou entre em contato para contar com a ajuda do E-Diário, tornando sua publicação mais fácil e assertiva!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais