Encerramento de Atividades — Saiba como Publicar no Diário Oficial sem Burocracia!

Encerramento de Atividades — Saiba como Publicar no Diário Oficial sem Burocracia!
01/11/2018

Fechar uma empresa já foi muito mais difícil do que abrir e segundo o mapa da economia publicado pelo Governo Federal, o número de empreendimentos fechados em 2021 foi o maior registrado em 10 anos, chegando a 484 mil. Com isso, é importante se atentar ao processo de encerramento de atividades para cumprir a legislação vigente. 

Embora o governo já tenha realizado mudanças significativas para otimizar o encerramento, essa tarefa ainda demanda tempo e trabalho, especialmente em relação à publicação do comunicado de encerramento de atividades em jornais de abrangência nacional. 

Esse é um dos processos exigidos para fechar legalmente uma empresa e pode ser feito de forma mais rápida. Para desfrutar dessa economia de tempo, os responsáveis pelo encerramento, basicamente, só precisam saber como e por onde fazer a publicação. Essa informação você descobre neste artigo!

Como publicar o encerramento de atividades de uma empresa? 

As publicações de matérias no Diário Oficial da União (DOU), e também nos diários oficiais dos estados, exigem certas burocracias. Tais como,  uma formatação e até diagramação específica.

Mas para quem busca maior agilidade na hora de realizar a publicação do texto de encerramento de atividades, o portal E-Diário se mostra como uma alternativa muito simples, rápida e segura. 

Por meio do portal, que é especializado no assunto e conta com uma equipe altamente capacitada, todas as informações sobre o fechamento da empresa são publicadas no dia seguinte ao envio da matéria, facilitando o processo de baixa da empresa e a rotina de todos os envolvidos.

4 passos para publicar o comunicado de encerramento de atividades no Diário Oficial da União: 

Poucos passos são necessários para realizar a publicação do encerramento de atividades no Diário Oficial por meio do portal E-Diário. Veja abaixo o que precisa ser feito:

1º passo

Envie as informações sobre o encerramento para o E-Diário. Isso pode ser feito diretamente no site do portal, dentro das abas Diário Oficial da União (DOU) e Diário Oficial do Estado (DOE), ou através do e-mail “[email protected]”.

Em todos os casos, informe os dados de quem é o responsável pela publicação, anexe o arquivo com as informações necessárias. Os tipos de arquivos aceitos são:

  • doc;
  • docx;
  •  pdf;
  •  odt; 
  • xls;
  •  xlt.

2º passo 

Depois de realizar o envio, aguarde a análise jurídica do material, que é realizada pelo E-Diário em cerca de 60 minutos. E espere o recebimento do orçamento.

3º passo 

Quando receber o orçamento, o passo seguinte é aprová-lo e solicitar ao E-diário o boleto bancário para pagamento.

4º passo

Após o pagamento, para finalizar o processo basta enviar o comprovante do boleto pago para a equipe do E-Diário. Que se responsabilizará pela publicação.

Se quiser garantir que a matéria enviada seja publicada no dia seguinte, certifique-se de fazer o envio do comprovante por e-mail, até às 16h.

Viu como é fácil publicar o comunicado nos diários oficiais? Envie a sua primeira matéria para o E-Diário, faça o seu cadastro e fique pronto para fazer publicações sempre que necessário. Em caso de dúvidas, não hesite, entre em contato conosco!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais