O Que Acontece Quando O Processo Sai No Diário Oficial?

O Que Acontece Quando O Processo Sai No Diário Oficial?
30/10/2023

Quando um processo judicial ou administrativo sai no Diário Oficial, isso marca um ponto crucial no desenvolvimento do caso, envolvendo uma série de implicações legais e procedimentos importantes. Neste artigo, você saberá:

  • o que acontece quando o processo é publicado no Diário Oficial;
  • o que pode ser publicado no Diário Oficial; 
  • o significado de “disponibilizado” no Diário Eletrônico.

O que pode ser publicado no Diário Oficial?

Para compreender completamente o que acontece quando um processo é publicado no Diário Oficial, é fundamental entender o escopo das informações que podem ser veiculadas neste importante veículo de comunicação oficial. O Diário Oficial é um jornal governamental utilizado por muitos países, incluindo o Brasil, para publicar informações oficiais e tornar públicos diversos assuntos que podem ser de interesse da população.

Aqui estão alguns dos tipos de informações que podem ser publicados no Diário Oficial:

  • novas leis;
  • licitações;
  • decretos;
  • editais;
  • nomeações de concurso público;
  • exonerações;
  • processos;
  • editais de intimação;
  • despachos em processos cíveis e criminais;
  • etc.

O que significa “disponibilizado” no Diário Eletrônico?

Agora que entendemos o que pode ser publicado no Diário Oficial, é importante esclarecer o processo de publicação e como ele afeta os prazos e as partes envolvidas. Antes de entrarmos em detalhes sobre o que acontece depois que o processo é publicado no Diário Oficial, é fundamental entender a distinção entre “disponibilização” e “publicação”.

A disponibilização se refere ao momento em que a informação é lançada no Diário da Justiça, que é o Diário Oficial específico para o Judiciário. Por outro lado, a publicação ocorre no primeiro dia útil após a disponibilização. 

Isso significa que, após a informação ser lançada no Diário da Justiça, é necessário aguardar até o próximo dia útil para que ela seja efetivamente publicada no Diário Oficial.

Segundo a Lei nº 11.419/06, que regula a informatização do processo judicial, o artigo 4º, § 3º estabelece: “Considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.” 

Portanto, a partir desta data de publicação, os prazos processuais começam a contar.

O que acontece depois que o processo é publicado no Diário Oficial?

A publicação no Diário Oficial é um marco importante no desenvolvimento de um processo judicial ou administrativo. A partir desse momento, os prazos processuais começam a contar. 

É importante lembrar que a contagem de prazos processuais considera apenas os dias úteis, o que significa que, se a publicação ocorrer em um sábado, o prazo começará a contar na segunda-feira seguinte.

Quando um processo sai no Diário Oficial, as partes envolvidas devem estar cientes das seguintes implicações:

Início de prazos processuais

A partir da data de publicação no Diário Oficial, começam a correr os prazos processuais estabelecidos para a apresentação de recursos, contestações, manifestações e outras ações judiciais ou administrativas. 

Consulta eletrônica

As partes envolvidas em um processo devem acompanhar regularmente o status de seus casos por meio de consultas eletrônicas no site do Tribunal de Justiça de sua jurisdição. É por meio delas que as partes podem verificar as decisões, intimações e outros eventos relacionados ao processo.

Tomada de providências

Após a publicação no Diário Oficial, as partes podem ser obrigadas a tomar providências, como apresentar recursos ou realizar ações específicas de acordo com o andamento do processo. A não observância dos prazos estabelecidos pode ter sérias consequências legais.

Quer saber se seu processo foi publicado no Diário Oficial? Confira o passo a passo que preparamos para te ajudar a realizar consultas.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais