Como Publicar Licitações no Diário Oficial

Como Publicar Licitações no Diário Oficial
07/08/2019

Você precisa publicar editais de licitações no Diário Oficial, mas está com dúvida de como fazer o processo corretamente? Então, continue lendo este artigo que iremos sanar suas principais dúvidas.

Afinal, um documento tão importante e oficial precisa seguir prazos, recomendações e formatos exigidos de publicação. Confira!

Entenda o processo de licitações no Diário Oficial

Antes de saber o passo a passo de como fazer a publicação, é necessário entender um pouco mais sobre o processo licitatório.

Assim como você, na hora de fazer uma compra ou aquisição, os órgãos públicos também precisam analisar as opções de empresas antes de escolher seus fornecedores. Desta forma, pode fazer uma escolha baseada em critérios justos e utilizar o dinheiro público da melhor forma e custo-benefício.

O primeiro passo desta metodologia é realizar a publicação de editais de licitações no Diário Oficial. Assim, as empresas que atendem às exigências e desejam ser contratadas pelo governo podem mandar suas propostas e competir de forma igualitária. Como segue a regra de qualquer negociação comercial, aquela que oferecer o melhor serviço ou tiver a melhor proposta, será escolhida.

Após enviado o edital, as empresas interessadas reúnem os documentos necessários para provar que cumprem as exigências e enviam as suas propostas ao órgão responsável.

Depois de recebida todas as ofertas no prazo definido em edital, é realizada a sessão de abertura e análise das propostas. Os documentos dos interessados são verificados para conferir se cumprem as obrigações.

Depois, são examinadas as propostas e realizada a classificação das melhores, considerando os critérios solicitados. Após o vencedor da licitação, o fornecedor é chamado para homologação e formalização de contrato.

O processo de contratação pode ainda sofrer algumas alterações conforme as diferentes modalidades de licitação, sendo que para todas é obrigatório a publicação no Diário Oficial. Elas podem ser divididas por funções:

  • concorrência;
  • convite;
  • concurso público;
  • leilão;
  • pregão;
  • tomada de preço.

Como fazer a publicação de licitações nos jornais oficiais?

O Diário Oficial é o jornal em que é difundido uma gama de avisos e resoluções do Governo Federal. Conhecido também como DOU ou DOE (podendo ser o Diário Oficial da União ou do Estado), o veículo trabalha para divulgar informações de interesse da população, e qualquer pessoa pode solicitar a disseminação de informações neste meio.

Para realizar a publicação de licitações no Diário Oficial de maneira prática e com toda a formatação correta, conte com a expertise dos profissionais e serviços do E-Diário Oficial.

É preciso só algumas etapas. Confira:

  1. envie o arquivo em nosso site. O documento precisa estar salvo em algum destes formatos: doc,docx, pdf, odt, xlx ou xlt;
  2. o e-mail correto para mandar o arquivo é [email protected];
  3. você também precisa encaminhar seus documentos digitalizados, como CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, contrato social e CNPJ;
  4. depois de enviar o material, receberá o orçamento da publicação e um modelo de autorização por e-mail;
  5. é essencial que você preencha e assine o documento e envie digitalizado novamente para o atendimento do E-Diário;
  6. após confirmado o pagamento por boleto bancário, o processo de publicação é todo realizado por nós!

Com o E-Diário você não se preocupa com prazos. Além disso, após encerrado o processo, enviamos um exemplar do Diário Oficial para fins de comprovação do trabalho e arquivamento. Confira mais matérias sobre as publicações nos jornais oficiais no blog do E-Diário Oficial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais