Principais Erros Cometidos ao Fazer uma Publicação no DOU

Principais Erros Cometidos ao Fazer uma Publicação no DOU
03/07/2018

Nem todo mundo sabe como publicar no Diário Oficial da União (DOU). Nele, as informações precisam seguir um padrão, há um sistema específico de envio e alguns pequenos detalhes. Por isso, ocorrem tantos erros ao fazer uma publicação no DOU.

Alguns comunicados são considerados obrigatórios e outros opcionais. No DOU, é possível encontrar decretos, ações, resoluções do governo etc.

Erros ao fazer uma publicação no DOU

Muitas pessoas ficam com dúvidas e cometem erros na hora do envio das matérias. Esses erros acabam custando caro, pois é necessário fazer uma retificação, ocupando mais tempo e sendo um custo a mais. Confira os principais.

Não seguir as regras de publicação no DOU

Há regras de publicação que você precisa seguir para conseguir enviar sua matéria. É necessário saber qual o valor da publicação de acordo com o tamanho dela, conseguir o modelo de autorização para publicar, como será feito o pagamento e qual seção seu documento se encaixa.

Não fazer o cadastro obrigatório do DOU

Para publicar no DOU, é necessário realizar um cadastro prévio na Imprensa Nacional – INCom e obter o certificado digital, para, então, ter acesso liberado e conseguir enviar as matérias via Sistema de Envio Eletrônico de Matérias – INCom.

Não seguir os padrões de formatação de publicação

A formatação pode ser considerada um dos maiores erros ao fazer uma publicação no DOU. Ela engloba detalhes como fonte da letra, tamanho, alinhamento etc. Para o envio dos arquivos, também precisa seguir um tamanho estipulado.

De acordo com a Portaria n.º 268 de 2009, as regras para formatação de publicação no DOU são:

  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho: nº 8;
  • Alinhamento: justificado;
  • Recuo de 1cm na primeira linha do parágrafo;
  • Recuo de 2cm à direita;
  • Espaçamento simples nas linhas e recurso de tabela (nos casos de alinhamento de duas ou mais colunas).

Não saber o que pode ou não ser publicação no DOU

Não é qualquer documento que pode ser publicado. Há atos de publicação obrigatória no DOU e outros optativos, mas todos seguem uma linha de temas. Por isso, é importante ter conhecimento sobre as publicações e quais são suas seções, para saber em qual delas sua matéria se encaixa.

Agora que você já sabe quais são os principais erros ao fazer uma publicação no DOU, confira qual é a melhor maneira de fazer uma informação oficial no DOU.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais