O que é CLT? Entendendo a Consolidação das Leis do Trabalho

O que é CLT? Entendendo a Consolidação das Leis do Trabalho
30/08/2024

Para entender o que é CLT é importante destacar que ela surgiu como um meio para unificar e consolidar as regras relacionadas aos direitos trabalhistas no Brasil.

Com mais de 70 anos desde a sua criação, trouxe uma série de benefícios para os trabalhadores de todo o país, entre eles as férias, seguro-desemprego e vale-transporte.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e entenda sobre a CLT e sua importância.

O que é CLT? 

CLT é a sigla para a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conjunto de normas reguladoras estabelecidas para assegurar os direitos trabalhistas no Brasil.

Trata-se de uma lei de âmbito federal que tem como objetivo determinar os direitos e deveres dos empregados e seus empregadores. Ou seja, a CLT serve para regulamentar a relação de trabalho de ambas as partes, o que inclui a remuneração, jornada e condições de trabalho, saúde do trabalhador, férias, licenças etc.

É importante ressaltar que a aplicação da CLT refere-se aos empregos formais, onde o trabalhador tem a carteira assinada e jornada de trabalho registrada. Seus benefícios também se estendem para modalidades como no caso do contrato de trabalho.

A legislação também veio para unificar os decretos relacionados ao direito do trabalho, que alcançaram maior reconhecimento a partir de sua criação.

Qual a importância do CLT?

Ao entender o que é CLT é possível identificar a grande importância dessa regulamentação dos direitos trabalhistas.

Com abrangência nacional, garante a proteção dos direitos do trabalhador e evita a ocorrência de abusos, assegurando condições justas e dignas de trabalho.

Além disso, estabelece quais são as obrigações dos empregadores, como pagar a contribuição para a Previdência Social.

Quais são os benefícios da CLT?

A seguir, você vai conhecer alguns dos principais benefícios do CLT para os trabalhadores. Veja:

Recebimento de salário mensal

O contrato de trabalho CLT garante que o trabalhador receba a remuneração mensal, o que deve acontecer até o quinto dia útil do mês.

Caso isso não aconteça dentro do prazo previsto em lei, o empregador deverá arcar com multas e outras penalidades legais.

Férias

O trabalhador tem o direito a desfrutar férias remuneradas após completar 12 meses de trabalho. A CLT também permite o parcelamento dessas férias em até três períodos, desde que empresa e empregador entre em comum acordo.

Vale-transporte

Outra obrigatoriedade para a empresa que, entre o contrato PJ (pessoa jurídica) e contrato CLT opta pela segunda opção, é fornecer o vale-transporte.

Esse benefício tem como finalidade facilitar o deslocamento do empregado para o local de trabalho.

Aviso prévio

O aviso prévio é outro direito importante para quem deseja entender o que é CLT.

Nesse caso, tanto o empregado quanto o empregador devem comunicar previamente a intenção de rescindir o contrato de relação de trabalho.

Se, ao contrário, a empresa realizar o desligamento do colaborador de forma imediata e sem avisá-lo com antecedência, tem como obrigação pagar a parcela do aviso prévio, que corresponde ao período de dispensa.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

A empresa deve, a cada mês, depositar o equivalente a 8% do valor do salário de cada um dos seus funcionários com contrato CLT.

Esse valor tem o objetivo de oferecer segurança ao trabalhador, atuando com uma poupança que ele poderá sacar apenas em algumas situações específicas. Entre elas a demissão por justa causa, comprar a casa própria e no caso de doenças graves.

Seguro-desemprego

O benefício tem o intuito de suprir suas necessidades quando, após o desligamento sem justa causa da empresa, o trabalhador não encontra outra oportunidade de emprego.

Porém, vale ressaltar que o direito ao seguro-desemprego não é válido para funcionários que são desligados da empresa por justa causa, solicitaram demissão ou por abandono de emprego.

Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)

O regime CLT também estabelece que o empregador deve efetuar o desconto e pagamento do INSS em nome do seu funcionário.

Essa medida tem o objetivo de proteger o empregado, de modo a garantir o recebimento do salário em caso de acidente de trabalho, doenças e demais situações que o impeça de executar seu trabalho.

Abono salarial

Também conhecido como PIS/Pasep, trata-se do direito do trabalhador ao saque com valor proporcional ao seu período de trabalho.

O abono salarial é válido para contratados em regime CLT que recebem por mês até dois salários-mínimos. Para receber o benefício é necessário que o trabalhador tenha trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior.

Agora você entendeu o que é CLT e a sua importância para o trabalhador. Como conferiu ao longo deste artigo, a conquista desse direito trouxe uma série de benefícios, além de mais segurança para o trabalhador contratado sob esse regime.

Continue conosco e saiba a respeito das diferenças no que diz respeito às leis trabalhistas na contratação CLT e terceirização.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais