Balanço Patrimonial De Uma Empresa Pequena — Saiba Como Fazer!

Balanço Patrimonial De Uma Empresa Pequena — Saiba Como Fazer!
21/05/2021

balanço patrimonial de uma empresa pequena é de extrema importância. Isso porque, o rendimento dessas organizações é menor, o investimento precisa ser mais controlado e a margem para erro costuma ser baixa. 

É um documento composto pelos bens, direitos e obrigações, capaz de demonstrar o patrimônio líquido da empresa, a fim de entender a sua situação financeira atual.

Então, se você gostaria de fazer o balanço patrimonial da sua empresa, mas não sabe por onde começar, neste artigo você vai encontrar a estrutura para elaboração deste documento. 

O que é balanço patrimonial?  

O balanço patrimonial é um documento contábil que registra todas as movimentações financeiras dentro da corporação. 

O objetivo é organizar e ter controle da situação patrimonial, ou seja, dos bens, direitos e obrigações jurídicas, administrativas e financeiras do seu negócio. 

Ter um balanço patrimonial da sua empresa traz diversos benefícios para a saúde e longevidade do seu negócio. Entre os principais estão:

  • analisar a sua evolução;
  • possibilidade planejar futuras ações; 
  • entender as fontes de recursos financeiros;
  • conhecer todos os bens, direitos e obrigações da sua empresa;
  • reforçar a gestão financeira.

Estrutura do balanço patrimonial de uma empresa pequena

O balanço patrimonial de uma empresa pequena é composto por ativos, passivos e o patrimônio líquido. 

Os ativos representam tudo que a empresa tem em posse que satisfaz alguma necessidade, como o estoque e créditos.

Já os passivos são um conjunto de obrigações financeiras da empresa, ou seja, os itens que retiram o valor do seu capital, como salário dos colaboradores, empréstimos, adiantamentos e pagamentos dos fornecedores. 

Quando falamos do patrimônio líquido, podemos considerá-lo a diferença obtida a partir da subtração do valor total do passivo pelo valor total do ativo. Sendo assim, para chegar neste valor é preciso somar todos os ativos da empresa e subtrair todos os valores passivos.

Patrimônio Líquido = total de ativos – total da passivos

Resumidamente, para ter uma visão simples e clara do balanço patrimonial de uma empresa pequena é necessário entender quais são as entradas e saídas de valores, mas também os direitos e obrigações contábeis dentro do negócio. 

Conheça a estrutura do balanço patrimonial:

Ativos

  • bens; 
  • direitos

Passivos:

  • saída de valores;
  • obrigações contábeis
  



Percebeu como o balanço patrimonial de uma empresa pequena é de extrema importância? Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo: O que não deve faltar no seu balanço patrimonial?

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais