Como Fazer uma Boa Gestão Financeira em Tempos de Crise?

Como Fazer uma Boa Gestão Financeira em Tempos de Crise?

Ter uma boa gestão financeira é essencial para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento. É natural que aconteçam alguns imprevistos nessa área, principalmente, em tempos de crise. Veja no artigo como evitar que o seu negócio seja prejudicado com uma crise financeira ou até mesmo vá a falência. Confira!

Como fazer a gestão financeira do meu negócio?

Em outras palavras, a gestão financeira é um conjunto de ações administrativas que se relacionam com o planejamento, execução, análise e controle de atividades de uma empresa. Embora pareça uma tarefa exata, não é nada fácil controlar e tomar decisões que minimizem os impactos de uma crise. 

Porém, existem alguns comportamentos que impedem que um negócio cresça saudavelmente e impacta diretamente na boa gestão financeira, entre eles, misturar o dinheiro da empresa com despesas particulares. Isso acontece, principalmente, com micros e pequenos empreendedores. 

Tenha em mente que o que for conquistado como lucro deve ser resguardado para o patrimônio empresarial e ser usado em possíveis contratempos. Faça um controle diário para facilitar a sua visão geral. 

Agora que você já sabe o básico de uma gestão, confira três dicas para tornar mais eficiente o controle de finanças do seu negócio:

1. Tenha um planejamento estratégico

Um plano de ações, ou seja, o planejamento estratégico, permite que a empresa saiba exatamente onde está e aonde ela quer chegar. Basicamente, o empreendedor traça metas e objetivos, de curto médio e longo prazo, e relaciona-os com os recursos financeiros, humanos e materiais necessários para alcançar o que foi definido.

No final, é possível conferir quais alternativas foram percorridas e o que pode ser feito para melhorar em um planejamento futuro.

2. Utilize softwares de gestão

Um software de gestão financeira pode facilitar e muito a rotina do seu negócio. Com ele, é possível otimizar atividades, automatizar informações, melhorar a segurança nos dados e ter mais rapidez na produção. Uma dica bacana é sempre analisá-lo antes de qualquer tomada de decisão.  

3. Faça corte de gastos

Toda empresa tem gastos, não é mesmo? Porém, existem aqueles que podem não impactam diretamente na sua produção. Ou seja, que podem sim serem descartados por um tempo indeterminado. A manutenção elétrica, limpeza e benefícios extras aos colaboradores são questões que podem ficar para segundo plano em uma crise, por exemplo. Faça o corte de gastos consciente. 

Essas foram algumas dicas para ter uma boa gestão financeira. Gostou? Deixe um comentário e continue acompanhando o E-Diário Oficial

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais