Primeiro de Maio É Feriado? Entenda Como Funciona O Dia do Trabalho

Primeiro de Maio É Feriado? Entenda Como Funciona O Dia do Trabalho
31/03/2020

Já parou para se perguntar por que o dia primeiro de maio é feriado? Além do Brasil, essa data é comemorada em países da América do Sul, México, Europa Ocidental, Rússia, China e alguns países da África. 

Como a data carrega grande importância histórica para esses locais, hoje vamos conhecer mais a fundo as origens desse feriado. Confira!

Por que primeiro de maio é feriado? — origens

O dia primeiro de maio é feriado pois marca um evento histórico importante nas reivindicações da classe trabalhadora ao redor do mundo. Esta data homenageia o movimento realizado por trabalhadores americanos, que neste dia, em 1886, saíram às ruas nas grandes cidades dos Estados Unidos em forma de protesto. 

O objetivo era pedir e chamar atenção para a redução da carga horária máxima de trabalho diário. A ideia se espalhou pelos quatro quantos do mundo, e no ano seguinte, trabalhadores de países europeus repetiram o movimento e pararam as atividades nesta data.

Logo, a ocasião passou a ser comemorada por meio de cerimônias e manifestações anuais em diversos lugares do mundo. Hoje, o dia 1º de maio é reconhecido e relembrado em mais de 80 países. 

E toda a comoção e esforço dos operários surtiu resultados. A partir do início do século XX, a jornada de trabalho foi reduzida para oito horas diárias. Um grande avanço considerando as 16 horas que eram praticadas anteriormente.

Dia do Trabalhador no Brasil

O Dia do Trabalhador, ou Dia do Trabalho, como também é conhecido, chegou mais tarde ao Brasil. Começou por influência de imigrantes europeus, que trouxeram de seus países os ideais trabalhistas. Em 1917 realizaram uma greve geral em forma de protesto, também pedindo por melhores condições de serviço, principalmente nos meios operários.

Por conta das pressões políticas, em 1925, o presidente da época, Artur Bernardes, decretou o Dia do Trabalhador na data de 1º de maio também no Brasil. 

Mudanças mais significativas na legislação trabalhista do país, porém, aconteceriam muitos anos depois, com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Intencionalmente, a oficialização do documento aconteceu nesta mesma data comemorativa em 1943, com o então presidente, Getúlio Vargas.

Concluindo, primeiro de maio é feriado, de forma mais subjetiva, para relembrar a luta de milhares trabalhadores que batalharam por melhores condições, benefícios que todos usufruem até hoje no meio profissional. 

Gostou de conhecer mais sobre essa data tão importante para a realidade do trabalho de toda uma sociedade? Então confira mais conteúdos de relevância na seção Matérias do E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais