Uma das tarefas da contabilidade de uma empresa é calcular a desvalorização de bens (como veículos, edifícios, equipamentos, móveis, computadores e máquinas) adquiridos pela organização ao longo do tempo. Esse cálculo pode ser feito de maneira muito simples utilizando uma planilha de depreciação.
Continue lendo o artigo e saiba como descobrir o seu valor de modo mais prático!
O que é a planilha de depreciação?
A planilha de depreciação é um documento no Excel cujo objetivo é automatizar o cálculo desse valor. Ou seja, basta inserir o custo, o valor residual (o preço final do bem ao encerrar a sua vida útil) e a vida útil, que é definida pela Receita Federal, para que se saiba sua desvalorização.
Isso é muito importante para o investimento das empresas, porque elas precisam entender como os bens adquiridos vão se comportar ao longo do tempo. Isso significa ter, em números, quanto valor eles perdem ano após ano.
Ainda assim, mesmo que a desvalorização seja constante, é importante destacar que esse preço final nunca será zero. Exatamente por isso existe o valor residual.
Como fazer o cálculo de depreciação no Excel?
Para fazer o cálculo de depreciação no Excel, o processo é bastante simples. O programa conta com uma função específica para isso, chamada de DPD.
Em primeiro lugar, é preciso saber:
- o custo do bem;
- seu valor residual;
- a vida útil.
Cada uma dessas informações deve ser inserida em uma célula independente e estar nesta exata ordem. Assim, é possível puxar o valor da depreciação anual com a fórmula. De outras maneiras, a fórmula dará erro.
A célula correspondente ao resultado deve ser preenchida com a fórmula =DPD(intervalo dos valores). O “intervalo dos valores” corresponde às células em que estão as três informações anteriores.
Por exemplo, se elas estão nas células C5, C6 e C7, a fórmula ficaria =DPD(C5;C6;C7).
Com isso, o processo fica completamente automatizado. Contanto que a atualização de números seja feita nas células indicadas para a fórmula, ela será capaz de oferecer o valor final da depreciação de qualquer bem inserido na planilha.
Assim, é possível ter as informações contábeis em mãos de maneira mais eficiente, prática e otimizada. Se você gostou dessa dica, aproveite também nosso artigo sobre as obrigações contábeis de uma empresa. Dessa maneira, você pode manter a organização sempre dentro das exigências esperadas!