Planejamento Financeiro — Entenda Como Solucionar Situações Emergenciais

Planejamento Financeiro — Entenda Como Solucionar Situações Emergenciais
24/04/2020

Todo negócio está sujeito a sofrer com situações emergenciais que poderiam colocar em risco a situação econômica da empresa. Por conta disso, é importante fazer a criação de um planejamento financeiro que leve em consideração esse tipo de acontecimento e que apresente soluções que podem ser usadas de última hora para evitar a falência ou demissões em massa.

Confira algumas dicas para ter um bom plano de ações e driblar fases complicadas devido à força maior.

Por que fazer um bom planejamento financeiro?

Um planejamento financeiro não se trata apenas de observar os números da empresa e fazer projeções para o próximo período de exercício social. É preciso analisar com cautela diversos aspectos que garantam que a situação econômica da empresa não sejam prejudicados no futuro.

Veja só alguns pontos essenciais para fazer um ótimo plano e ter opções de ações em caso de situações emergenciais e fazer uma boa gestão de crise!

Faça relatórios contábeis completos

Documentos como balanço e balancete são muito úteis para entender qual o status financeiro da empresa. Entretanto, há empreendimentos que não se empenham o suficiente para trazer os números mais realistas possível. 

Não se esqueça de contabilizar dados de pequeno valor, pois eles podem gerar uma grande diferença no resultado final.

Prepare-se para diferentes cenários

É compreensível que você queira que seu negócio cresça, mas é importante que você esteja preparado para os mais variáveis cenários. Afinal, mesmo com as projeções feitas com análises contábeis, existem situações que são impossíveis de controlar.

Portanto, tenha um plano para pelo menos cada um dos quatro cenários a seguir:

  • ideal: com base nas suas metas, trace o planejamento de acordo com o que espera obter no próximo período;
  • neutro: não houve o crescimento esperado, mas também não há indícios de prejuízo. Entenda o que fazer para que não haja queda;
  • crescimento exponencial: o que fazer caso a demanda aumente de forma que a sua empresa não dê conta do número de clientes?;
  • crise financeira: quais as ações a serem adotadas se o seu setor de trabalho passe por uma queda, haja falta de fornecedores, a bolsa de valores não seja favorável para o seu lado, o país entre em recessão ou mesmo aconteça uma pandemia? Nesse caso, é importante avaliar como fazer cortes de gastos sem prejudicar o fluxo de trabalho.

Gostou de saber como fazer um planejamento financeiro para situações emergenciais? Então continue lendo o portal e-Diário Oficial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais