Fluxo Circular de Renda — Entenda O Que É e Como Funciona

Fluxo Circular de Renda — Entenda O Que É e Como Funciona
01/11/2018

Você já ouviu falar em fluxo circular de renda? Ele basicamente demonstra o modelo de atividade econômica exercido dentro de uma empresa. A seguir, vamos entender mais sobre os tipos de fluxo e a influência dessas movimentações na economia. Acompanhe o artigo e confira!

O que é um fluxo circular de renda? 

Entendemos a renda como a remuneração dos fatores de produção, mas é preciso determinar de onde vem a recompensa. Pensando nisso surgiu o conceito teórico de fluxo circular.

Ele é basicamente a teoria de como funciona a economia, pensando em quais fatores as empresas necessitam de recursos para produzir os bens e serviços em sociedade. Logo, são os cidadãos que ofertam a mão-de-obra, matérias-primas e maquinários. Em retorno, as companhias oferecem a remuneração.

Para além disso, inserido entre o fluxo, existe o chamado mercado de bens e serviços. Lugar onde essas empresas irão vender o que produziram para as famílias. 

Você consegue identificar um ciclo? Esse é o chamado fluxo circular de renda. Ou seja, são os meios e transações pela qual a renda circula em sociedade. Logo, não existe a teoria de que ela surja de algum lugar, mas, sim, de que ela está sempre em transição de mãos e cenários.

Tipos de fluxo circular de renda: real e monetário

Alguns outros conceitos nos ajudam a entender melhor essa representação econômica.

A economia é dividida em fluxo real e fluxo monetário. O primeiro trata-se do esquema explicado no tópico anterior, com as empresas gerando demanda e as famílias suprindo-a.

Já o segundo diz respeito ao pagamento e a movimentação monetária entre essas ações. Ou seja, o dinheiro ofertado como pagamento pelas empresas e o retorno de compra feito pelas famílias. Porém, apesar de simples e direto, esse esquema não representa fielmente a realidade, vamos entender a seguir o porquê.

A vida real e os fluxos econômicos

Quando colocamos a teoria em prática, percebe-se que outras centenas de fatores podem interferir nesse processo circular. Afinal, existem os bancos, o governo e mais uma centena de intermediários que realizam o câmbio dessa renda diariamente.

Dentro da realidade, os agentes que atuam como interferências no processo são encarregados de demonstrar publicamente os meios e ferramentas utilizadas para lidar com o fluxo. É então que entram as publicações oficiais.

Sendo o estado um desses agentes, ele deve disponibilizar uma plataforma para que todas as transações estejam esclarecidas perante a população. Já as empresas, podem publicar documentos, editais, atas e informações necessárias para que o fluxo circular de renda seja claro e sem desvios.

Cabe à população consultar e acompanhar as movimentações da economia, os registros e as consequências de mercado.

Este artigo foi útil para você? Agora que você entendeu como funciona o fluxo circular de renda, aproveite para acompanhar outros conteúdos relacionados publicados no E-Diário Oficial!  

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais