Depois Da Sentença Quanto Tempo Para Receber Do INSS?

Depois Da Sentença Quanto Tempo Para Receber Do INSS?
14/04/2020

Quem deseja receber algum benefício da Previdência Social, sabe que deve elaborar uma Carta de Concessão ao INSS a fim de solicitar uma análise e garantir a vantagem. Porém, uma dúvida muito comum é em relação ao prazo estimado para o recebimento. Ou seja, depois da sentença, quanto tempo para receber do INSS? 

Se essa é a sua dúvida, acompanhe o artigo abaixo!

Como solicitar o benefício ao INSS? 

Antes de saber quanto tempo demora para receber a resposta à Carta de Concessão do INSS, você sabe como solicitá-la? Existe duas maneiras bem simples, são elas:

Pela internet

A tecnologia veio para facilitar o dia a dia das pessoas, não é mesmo? De forma rápida e ágil, é possível solicitar um dos benefícios da Previdência Social pela internet, sem precisar ir à uma unidade do INSS! Entre no site oficial do Governo ou no aplicativo “Meu INSS”, e realize todo o passo a passo necessário para a solicitação. 

Por uma unidade física

Agora, se você prefere ir de forma física a uma unidade do INSS, saiba que é preciso agendar um dia e horário no site oficial. Informe seus dados pessoais e, conforme as indicações no portal, selecione o serviço desejado. Feito o agendamento, compareça no dia e horário estimado, com os documentos necessários em mãos. 

Na quarentena, como solicitar?

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde em relação ao Covid-19 (Coronavírus), o INSS informou, em nota, que adotou o atendimento via internet ou telefone (Central 135), para todos os seus serviços. Com isso, neste período, o atendimento presencial foi suspenso temporariamente.

Feito um dos procedimentos acima e depois da sentença, quanto tempo para receber do INSS?

Todos os benefícios oferecidos ao trabalhador, seja o auxílio-doença, salário maternidade ou pensão por morte, serão concedidos pela Carta de Concessão da Previdência Social

Portanto, o documento é enviado até a residência informada do beneficiário, com um prazo de aproximadamente 30 dias. Em suma, é importante saber que para os benefícios indicados acima, há a realização de uma perícia médica. 

Já para os pedidos de aposentadoria, caso o indivíduo queira se aposentar por tempo de contribuição, o prazo médio é de 136 dias. Agora, se for por idade (mulheres 62 anos e homens 65 anos), o tempo estimado é de 141 dias. 

Caso a solicitação seja aceita, será informado em carta, a data do recebimento do auxílio, o banco e o valor indicado. Geralmente, o prazo da primeira parcela é entre 15  a 45 dias após a confirmação do deferimento.

Continue acompanhando outras matérias como essa no E-Diário Oficial!

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais