Carta de Concessão do INSS — Entenda Mais Sobre Ela

Carta de Concessão do INSS — Entenda Mais Sobre Ela
06/04/2020

Se você já precisou utilizar algum benefício da Carta de Concessão do INSS, deve saber como funciona a solicitação desse documento que é de interesse de todos os cidadãos brasileiros. Acompanhe no artigo abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é a Carta de Concessão do INSS?

A Carta de Concessão do INSS é um serviço do Governo Federal que permite ao cidadão brasileiro solicitar o documento que informa o cálculo do valor do seu benefício e as informações relativas do pagamento. Os benefícios são:

  • aposentadoria;
  • pensão;
  • auxílio doença;
  • salário maternidade;
  • entre outros.

Quando solicitado, o órgão regulamentador analisa — por meio de dados —  se aquele indivíduo realmente tem a concessão do pedido ou não. Para solicitar a Carta de Concessão do INSS, há duas maneiras:

Pela internet

Sem precisar ir à uma unidade do INSS, de maneira simples e rápida, é possível solicitar o benefício pela internet. Basta entrar no site oficial ou no aplicativo “Meu INSS” e conferir todo o procedimento necessário para o preenchimento e solicitação on-line. 

Pela unidade física

Mesmo que a sua escolha seja para a solicitação da carta de maneira física, vai ser preciso agendar um horário no site oficial do INSS. Para isso, acesso o portal, informe seus dados solicitados e, conforme as indicações, selecione o serviço desejado. 

Depois do agendamento correto, compareça à unidade da sua cidade no dia e horário, com seus documentos pessoais necessários (RG ou CNH).

Quanto tempo demora para ter a carta em mãos?

Apesar da solicitação ser relativamente rápida, independentemente se fez por via on-line ou física, a resposta preenchida da Carta de Concessão do INSS demora, em média, 30 dias úteis. Somente depois da resposta é que o solicitante saberá se terá auxílio ao benefício ou não.

Caso você tenha direito, juntamente com o protocolo e seus documentos pessoais, dirija-se a um Banco Caixa Econômica Federal — conforme indicado na carta — para receber o seu pagamento. 

Ainda estou com dúvidas. O que fazer?

Mesmo depois das informações do artigo, você ainda possui alguma dúvida? Para isso, faça uma ligação direta para a central dos serviços da Previdência com o seu telefone fixo. A ligação é gratuita e o número oficial é 135. O serviço funciona de segunda-feira a  sábado, das 7:00 horas às 22:00 horas. 

Dica: os melhores horários para se ligar durante a semana é depois das 16 horas!

Gostou do artigo? Confira outros como esse nas matérias do E-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais