Como Se Organizar Financeiramente em Tempos de Crise

Como Se Organizar Financeiramente em Tempos de Crise
23/07/2020

Saber como se organizar financeiramente é essencial para superar momentos de crise. Afinal, situações como essa não são dos seu controle, mas cabe a você entender que elas podem, sim, acontecer e que, portanto, é preciso estar preparado para isso. Essa prática se torna especialmente importante quando se trata de comandar uma empresa.

Quer saber como seu negócio pode estar pronto para superar tempos de recessão? Então confira essas dicas!

Entenda como se organizar financeiramente

Além de ser importante para o lado pessoal, saber como se organizar financeiramente é primordial para empresas. Isso porque existem diversos fatores que podem levar um negócio a retrair e que poderiam ser evitados se houvesse planejamento. 

Tenha em mente que crises acontecem

Em algum momento da sua jornada como empreendedor você vai se deparar com uma crise. Seja a economia do país, uma situação mundial que leva todos a reduzirem suas atividades ou mesmo alguma questão específica do seu setor de trabalho. 

Quanto antes você aceitar e levar em consideração esse ponto, mais fácil será se preparar.

Mantenha os documentos de análise financeira atualizados

Tanto o balanço quanto o balancete são muito importantes ao aprender como se organizar financeiramente. Isso porque esses documentos são uma compilação de todas as transações, tanto de entrada quanto de saída, que foram efetuadas pela empresa.

Por meio deles, é possível descobrir se no último exercício social houve crescimento, estagnação ou recessão, por exemplo. Além disso, é possível fazer comparativos com anos anteriores e avalias qual é a tendência. 

Inclusive, eles permitem a criação de diferentes narrativas de análise. Se nesse ano houve maior crescimento do que no anterior, o que pode ter causo isso? Uma estratégia de marketing mais assertiva que foi implementada? Contrato com um novo fornecedor de maior qualidade? Seja o que for, é interessante manter o que foi positivo.

O mesmo vale para as outras situações: identifique quais foram os problemas que levaram à queda ou pontos de melhoria para sair da estagnação.

Faça um planejamento para emergências

Depois de analisar e entender quais são as melhores ações para o futuro para criar um planejamento, é hora de criar um plano B. Embora seja quase impossível fazer previsões, tente ao máximo se preparar para eventuais emergências.

Faça um exercício mental e pense nas situações hipotéticas:

  • se uma matéria-prima importante para o produto entrar em falta, existe uma solução?;
  • caso apareça uma despesa muito alta para saldar, existe um fundo emergencial?;
  • o que fazer se houver problema com o local de trabalho e ele tenha que ser interditado?;
  • em casos de crise econômica, como encontrar uma brecha para que sua empresa continue sendo rentável?

Continue acompanhando o Portal e-Diário para mais dicas de como se organizar financeiramente!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais