Conheça todos os tipos de balanço na contabilidade

Conheça todos os tipos de balanço na contabilidade
29/05/2018

Administrar as contas de uma empresa é uma tarefa séria e que exige comprometimento e organização. Entre algumas das atividades desempenhadas na contabilidade está a elaboração de balanços financeiros. Cada um deles possui uma finalidade mas todos auxiliam no acompanhamento da saúde financeira e na prestação de contas à Receita Federal. Hoje, vamos entender quais são os tipos de balanço na contabilidade e como eles funcionam.

Tipos de balanço : Balanço Patrimonial

Este é o principal demonstrativo financeiro de uma empresa. Nele constam todos os ativos circulantes, passivos, lucros e dividendos ao longo de um ano. Basicamente para entender se a saúde financeira da empresa anda bem, deve-se observar os números presentes nos tipos de balanço, neste caso o patrimonial. Quando em equilíbrio, os números devem equilibrar os bens de direito com as obrigações e participações dos acionistas.

São compostos por três elementos: ativo, passivo e patrimônio líquido. São dispensados da obrigatoriedade do balanço patrimonial os microempresários sob o Simples Nacional, MEI

Para entender a estrutura desse balanço, veja também como montar um balanço patrimonial.

Balanço Patrimonial Ativo

 

Neste balanço constarão os chamados bens e direitos, ou seja, as posses e valores que agregam à empresa. Dentro desta categoria ainda podem se encaixar os ativos realizáveis a longo prazo. Entendidos como todos aqueles valores que ao decorrer de uns ano se integralizarão na soma.

 

Balanço Patrimonial Passivo

Ao contrário do primeiro, trata-se das obrigações financeiras da empresa. Basicamente, tudo o que sai do seu caixa com finalidade de quitar débitos, como pagar fornecedores, impostos, financiamentos ou outros valores que possam se encaixar nesta seção.

 

Patrimônio Líquido

Por fim, temos o patrimônio líquido. Este valor consta em todos os tipos de balanço patrimonial, pois trata-se dos investimentos de caixa da sua empresa, tudo o que se ganha e fatura-se como lucro, aparece nesta área.

É importante ressaltar, que a execução do balanço patrimonial deve ocorrer ao menos uma vez ao ano, mas existem outros demonstrativos financeiros que podem ser elaborados a cada trimestre ou semestralmente. Um exemplo, é a DRE. Confira como elaborar uma DRE neste artigo.

Não deixe de acompanhar o E-diário para mais conteúdos sobre finanças e contabilidade. Deixe a saúde financeira da sua empresa em dia com as nossas dicas e facilite a publicação destes documentos oficiais no Diário Oficial da União.

Gostou de saber mais sobre os tipos de balanço? Deixe seu comentário abaixo e continue lendo as nossas matérias!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais