Como otimizar tempo: 6 dicas para otimizar seu tempo no trabalho

Como otimizar tempo: 6 dicas para otimizar seu tempo no trabalho
30/11/2018

Muitas pessoas possuem grande dificuldade de se manterem focadas e concentradas em suas atividades diárias, principalmente no momento de trabalho. Esse fato pode ser justificado pelas diversas formas de distração existentes nos dias atuais. São as redes sociais, celular, conversas fora de hora com colegas e, até mesmo, aquela hora do “cafezinho” que acaba se estendendo mais do que deveria.

A administração e controle de suas tarefas não é uma tarefa fácil, e exige muita dedicação e tempo, e nesse meio há muita pressão relacionada à mercados, clientes e parceiros do seu negócio, resolver problemas jurídicos, além de otimizar o tempo que é gasto pela equipe, são preocupações presentes na rotina desse profissional.

Sabendo destes problemas, é importante criar métodos para enfrentar à desconcentração e conseguir otimizar melhor seu tempo disponível para realizar suas tarefas no trabalho, assim como em outras áreas da sua vida. Sem dúvidas, ser mais produtivo só irá proporcionar benefícios.

 Como otimizar seu tempo na rotina de trabalho

Como foi dito, aprender a lidar com o tempo e ser mais produtivo traz muitos benefícios não apenas para suas atividades profissionais, como para seu dia a dia como um todo. Esse fato não é para menos! Afinal, tempo é dinheiro. Ou seja, ao desperdiçá-lo com coisas que não agregam na realização de suas tarefas faz com que você perca eficiência e não consiga dividir períodos que devem ser destinados ao trabalho, aos lazer e ao descanso.

No entanto, algumas atitudes simples podem auxiliar muito no melhor aproveitamento do seu tempo, fazendo com que você não termine seu dia com aquela sensação não ter comprido suas atividades diárias.

1. Organize e liste todas suas tarefas 

Como otimizar tempo: 6 dicas para otimizar seu tempo no trabalho

Parece ser uma dica clichê, mas é grande o número de pessoas que não se organizam antes de iniciar as atividades no trabalho. É essencial listar e elencar quais são as tarefas prioritárias, quais demandam mais atenção e quais são mais simples e rápidas de serem concluídas. Ao listar, fica mais fácil visualizar como anda seu ciclo de trabalho. Atualmente existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. Experimente!

2. Tenha uma atuação estratégica

Com a tecnologia e expansão global dos negócios, todos os setores das empresas estão se conectando. Isso quer dizer que estão acabando as divisões entre departamentos, e com a área jurídica não está sendo diferente!

No processo de gestão jurídica estratégica e eficiente, o setor deve requerer reuniões de planejamento frequentemente, a fim de discutir e propor atuações preventivas que diminuam possíveis litígios. Assim, garantir assessoria jurídica para todas as áreas da empresa é bastante importante.

Pois além das questões legais, é preciso buscar melhorias relacionadas a contratos, gestão de empregados e colaboradores mais seguras, incentivos fiscais e tributários e prevenção de riscos. Tudo isso contribui para o bom funcionamento do negócio e deve fazer parte do dia a dia da organização.

3. Mapeie as situações

O gestor jurídico deve operar com bastante cautela a situação jurídica da sua empresa, executando uma auditoria completa. Busque colaboradores e/ou parceiros apropriados para ajudar no levantamento de informações. Além disso, documente e organize dados por meio de fluxogramas, planilhas e gráficos, relatórios e examine as atribuições e metas jurídicas de cada membro do seu negócio.

Analise se os documentos estão realmente ordenados, se os contratos estão sendo monitorados e atualizados devidamente e se existe a organização precisa das informações para que não ocorram problemas e prejuízos posteriores.

4. Use indicadores de performance

É muito importante fazer o acompanhamento de indicadores de desempenho tanto do setor jurídico. Desse modo, as pessoas envolvidas na área passam a trabalhar direcionadas ao resultado.

No tocante à performance dos escritórios, você pode elaborar um ranking que permite até mesmo a elaboração de programas de bonificação que incentivem a melhoria do desempenho.

Gostou das dicas? Lembre-se que aqui no E-Diário você encontra os melhores materiais para incrementar o seu negócio jurídico!

5. Tente evitar distrações desnecessárias

Muitos profissionais perdem tempo realizando atividades que não tem relação alguma com suas tarefas, tudo bem se esse hábito ocorra em um período de intervalo ou seja controlado. Contudo, em alguns casos muitos minutos e até horas são desperdiçadas diariamente com o acesso de redes sociais, uso de aplicativos de mensagens e com conversas fora de hora. Caso você não consiga estabelecer um limite entre os períodos gastos com as distrações, tente não ficar com o celular e com redes sociais abertas durante seu trabalho. Utilize apenas para uma emergência ou para uma necessidade específica.  

6. Descanso e alimentação saudável 

Para otimizar seu tempo de trabalho, ter boas horas de sono e se alimentar de forma correta é essencial. Ninguém consegue ficar focado e concentrado em alguma atividade caso não tenha dormido direito. Portanto, preze pelo seu descanso, evite dormir muito tarde se precisa trabalhar muito cedo. Mantenha uma rotina saudável e, assim, sua disposição e produtividade vão apresentar ótimos saltos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais