5 Dicas Para Aumentar sua Produtividade no Trabalho

5 Dicas Para Aumentar sua Produtividade no Trabalho
27/08/2019

Ter produtividade no trabalho é um grande desafio, uma vez que bons resultados dependem diretamente da capacidade de produzir dos colaboradores. Muita gente, porém, apesar de qualificada, não consegue aproveitar ao máximo suas habilidades no ambiente profissional. 

Se você está buscando técnicas para potencializar o seu trabalho, veja só estas dicas que selecionamos para te ajudar!

1. O planejamento aumenta a produtividade no trabalho

Sabe quando chega no final do dia e você sente que não fez todas as tarefas que deveria? Ou quando acaba a semana e ainda faltaram algumas atividades pendentes? Isso não acontecerá se você fizer um planejamento.

Toda segunda-feira, ao chegar no trabalho, anote tudo o que terá que fazer até sexta-feira. Depois, faça uma divisão de tarefas para cada dia, dando espaço para que elas possam ser realizadas antes do prazo de entrega.

2. Diversifique suas atividades

Ao fazer a divisão das tarefas, evite executar muitas do mesmo gênero de uma vez. Isso porque, ao fazer a mesma coisa por muito tempo, a produtividade no trabalho pode acabar diminuindo. 

Portanto, categorize o tipo de atividade e esforço que cada uma tem e varie entre elas durante o dia.

3. Faça pausas estratégicas

A produtividade no trabalho não tem relação com a produção contínua. Muito pelo contrário, isso só atrapalha em seu rendimento. 

O cérebro precisa de momentos de descanso, mesmo durante o expediente. Assim, o ideal é que você faça pausas estratégicas pelo menos duas vezes ao dia — uma de manhã, entre o horário de chegada e o de almoço, e uma a tarde, entre o almoço e a saída.

4. Esteja confortável

A posição que você fica o dia inteiro também influencia no rendimento. Se você fica sentado o dia inteiro, fique atento para a sua postura.

O ideal é que a cadeira esteja em uma altura que permita que os pés encostem completamente no chão. Para digitar, o teclado não pode estar nem tão para cima, nem para baixo. Além disso, o monitor do computador deve estar em um ângulo que não exija esforço e movimentação da cabeça.

5. Não tente fazer mais de uma coisa de uma vez

Tentar ser multitarefas pode acabar te atrapalhando, sabia? Antes de começar outra coisa, termine o que estava fazendo para não acumular várias atividades não terminadas para resolver tudo de uma vez, depois.

Gostou de saber as cinco dicas para aumentar a produtividade no trabalho? Então leia mais artigos aqui no e-Diário Oficial! Para mais aprofundamento, confira o nosso infográfico sobre produtividade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais