O Balanço Patrimonial Projetado é um modelo de relatório muito utilizado na contabilidade das empresas para entender o cenário financeiro da organização e auxiliar na criação de um orçamento realista.
Continue a leitura e entenda mais sobre esse recurso e como aplicá-lo.
Qual o objetivo do Balanço Patrimonial Projetado?
Anualmente, é obrigatório que todas as empresas realizem o Balanço Patrimonial, um documento que reúne todos os bens e contas da organização, além das demonstrações das ações e outras informações relevantes para entender a situação financeira do negócio.
Da mesma forma, o Balanço Patrimonial Projetado também concentra esses dados, porém o seu objetivo de análise é o orçamento futuro, não o que já passou. A partir dos resultados obtidos no ano anterior, é possível criar uma previsão estimada para o período seguinte.
Como formular o Balanço Patrimonial Projetado?
Para formular o Balanço Patrimonial Projetado, é necessário considerar os seguintes itens:
Estratégia empresarial
Calcule o percentual do crescimento anual e entenda como ele se relaciona com os objetivos da empresa. Dessa forma, os números poderão servir para o desenvolvimento de ações assertivas.
Volume de vendas
Levando em consideração a macroeconomia e a evolução de preços dos seus produtos, faça uma projeção de como será o volume de vendas do próximo ano.
Insumos de produção
Identifique quais são os elementos diretamente relacionados no processo produtivo, considerando, também, o aumento dos preços.
Despesas operacionais
Realize o levantamento de todos os gastos atuais da operação e também daqueles que já estão planejados.
Benefícios fiscais
Consulte possíveis descontos ou isenção de impostos que possam ser aproveitados no orçamento.
Lembre-se de analisar os dados do Balanço Patrimonial Projetado
A partir dos dados levantados no Balanço Patrimonial Projetado, juntamente com o DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, é possível planejar as estratégias que serão adotadas para o objetivo máximo da contabilidade: fechar os ativos e os passivos no mesmo valor.
Ao analisar o orçamento passado, é possível ver os pontos de melhoria. Contudo, se é feita uma análise projetada, já é viável pensar em possíveis cortes ou mudanças de investimentos antes mesmo de um déficit acontecer.
Quer saber mais sobre esse assunto? Confira 3 Dicas Para Fazer Uma Análise de Balanço Patrimonial Eficiente e otimize esse processo em sua empresa!