3 Dicas Para Fazer Uma Análise de Balanço Patrimonial Eficiente

3 Dicas Para Fazer Uma Análise de Balanço Patrimonial Eficiente
20/09/2019

A análise de balanço patrimonial tem como objetivo calcular a situação financeira da empresa, dentro de um período estipulado. Para isso, é preciso avaliar todas as transações feitas nesse espaço de tempo — tanto de entrada como saída — para que seja possível avaliar e chegar a uma resposta clara sobre o status no qual o negócio se encontra atualmente.

Apesar de ser simples, é possível que muitos se confundam com alguns conceitos — o que pode gerar um resultado bastante diferente do real. Para isso, veja só as dicas que o portal e-Diário Oficial selecionou para te ajudar a elaborar esse documento sem grandes dificuldades!

1. Não deixe de contabilizar exatamente todas as transações

É provável que algumas entradas ou saídas de dinheiro sejam feitas em valores praticamente simbólicos, já que são extremamente baixos. Mesmo assim, elas não devem ser ignoradas ao fazer a análise de balanço patrimonial. Afinal, de qualquer forma, são transações financeiras e precisam ser contabilizadas.

Inclusive, se você ignorar vários desses envios de dinheiro, todos eles somados podem resultar em um valor já considerável, que poderia ser uma grande diferença.

2. Entenda a diferença entre dinheiro do caixa e lucro

Ao olhar os dados do fluxo de caixa para completar a análise de balanço patrimonial, é preciso separar o que foi recebido e o que é, de fato, lucro. Afinal, não é só porque a sua empresa faturou determinado valor no período que você está analisando que você tem toda essa quantia disponível como lucro.

É preciso fazer o decréscimo de todas as despesas — pagamento de serviços como água, luz e telefone, salário de funcionários, manutenção e/ou compra de equipamentos, entre outros. O resultado dessa operação é o que se categoriza como lucro. Caso resulte em números negativos, significa que está em débito e não está faturando o necessário para suprir com os gastos empresariais.

3. Use a tecnologia a seu favor para fazer a análise de balanço patrimonial

Foi-se o tempo em que fazer cálculos e registro de dados empresariais era complicado. Você pode utilizar softwares disponíveis para computadores como um meio de fazer o balanço patrimonial sem grandes problemas. As planilhas do Microsoft Excel, por exemplo, são excelentes maneiras de facilitar as suas tarefas, pois faz contas automáticas e permite a organização das informações.

Gostou de conhecer nossas dicas para fazer uma análise de balanço patrimonial? Então não deixe de conferir outros artigos aqui no blog do portal e-Diário Oficial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais