O Que É O Regime de Caixa?

O Que É O Regime de Caixa?
11/07/2019

Ao abrir uma empresa, é preciso passar por uma série de normas contábeis que determinam a forma como a entrada e saída de dinheiro é registrada. Desta forma, os empresários precisam saber o que é o regime de caixa e qual a sua diferença do regime de competência.

Continue lendo este artigo que o portal e-Diário preparou para você e entenda como funciona!

Afinal, que é o regime de caixa?

Quando se trata de gestão financeira e empresarial, é preciso estar atento para as formas como devem ser contabilizadas as transações da empresa. Isso porque existem dois principais modelos para fazer a organização das finanças, sendo necessário decidir qual deles será utilizado.

O regime de caixa é o modelo que tem como objetivo contabilizar as receitas ou despesas de uma empresa apenas quando o dinheiro entra ou sai, efetivamente. Desta forma, não importa quando foi feita a transação ou acordo, essa quantia só poderá aparecer na folha quando esse recebimento ou pagamento for efetuado.

Se a empresa que utiliza o regime de caixa, por exemplo, comprou equipamentos novos para os funcionários, mas fez um acordo com o fornecedor para pagar somente depois de 60 dias, essa saída de dinheiro será contabilizada, então, depois desse período. O mesmo acontece no caso de um cliente que faz a aquisição de um bem ou serviço, mas irá pagar depois. A entrada deverá ser indicada apenas quando, de fato, houver o pagamento.

A vantagem de usar esse regime é poder ter a noção da situação real da empresa. Afinal, naquele mês, não é preciso se preocupar com um débito que só será saldado em algumas semanas, assim como não há como contar com uma quantia que ainda não foi recebida.

Qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência?

Os dois são modelos opostos de regime contábil. Isso porque, enquanto o primeiro só considera o dinheiro que já entrou, o segundo permite a identificação das transações no momento em que elas foram realizadas.

Nesse caso, a empresa que comprou equipamentos iria contabilizar a saída do dinheiro naquele mês, mesmo que o pagamento fosse efetuado 60 dias depois. Na competência, ainda, há o lançamento de despesas ou ganhos em seu valor inteiro, mesmo que tenha sido feito um parcelamento.

Gostou de saber o que é o regime de caixa? Então não deixe de ler outros artigos sobre contabilidade aqui no portal e-Diário Oficial!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Comentários:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais