Aprenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Aprenda Como Organizar Agenda de Trabalho
14/12/2017

No campo profissional a organização é muito valorizada. Independentemente do tipo de empresa, ela evita erros, delongas nos processos, perda de prazos e diversos outros problemas. Então, que tal aprender como organizar agenda de trabalho? As orientações são simples e podem contribuir significativamente com a eficiência do seu serviço.

1. Escolha o modelo da agenda

Atualmente existem diversos tipos de agenda, das mais tradicionais, feitas de papel, às mais modernas, criadas em aplicativos para smartphones. Mas, diante de tantas opções, qual escolher?

Você pode optar por aquela que mais te agrada. Porém, também deve considerar as suas necessidades. Caso tenha muitas tarefas e compromissos, a agenda de papel, por exemplo, talvez não seja o modelo ideal, pois tem espaço limitado e pode deixar seu planejamento confuso.

2. Atualize as anotações

Após escolher o modelo, você já pode começar a pensar em como organizar agenda de trabalho. E o primeiro passo para isso é vigiar-se para não guardar nada apenas na cabeça. Você precisa manter as anotações centralizadas e sempre atualizadas, do contrário, a agenda não será eficaz e você estará sujeita a falhas.

Anote as reuniões corporativas que precisa organizar, as contas para pagar, a gestão de viagens corporativas que precisa fazer, as assinaturas para colher, os almoços que precisa agendar e todas as tarefas previstas.

3. Estabeleça prioridades

A melhor forma de saber como organizar agenda de trabalho é relativa, pois se trata de algo muito pessoal. No entanto, certamente ela envolve a definição de prioridades. Ao fazer isso, é possível resolver o que há de mais grave, evitando outras complicações, e ainda se planejar para solucionar questões menos importantes no momento que for mais adequado.

A recomendação geral é definir até quatro prioridades diárias e, preferencialmente, fazer isso semanalmente, de modo a não atolar um único dia.

4. Prepare-se para imprevistos

Geralmente os profissionais organizam a agenda considerando toda a carga horária. No entanto, isso pode ser entendido como um erro.

Por mais que se crie uma rotina, o trabalho sempre envolve imprevistos e demandas de última hora. Então, faça o planejamento do seu dia, mas leve em consideração as novidades que podem surgir, e reserve um tempo da sua agenda especificamente para isso. Caso não o utilize, basta adiantar as tarefas seguintes.

Para obter outras dicas e, inclusive, aprender como lidar com o stress no trabalho, continue navegando pelo E-Diário, que tem diversos artigos para facilitar a sua rotina profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *