Consequências do Stress no Trabalho – Saiba Como Lidar com Elas!

Consequências do Stress no Trabalho – Saiba Como Lidar com Elas!
14/05/2019

Nem sempre é possível acabar com as consequências do stress no trabalho. Porém existem algumas dicas que podem te ajudar a lidar melhor com ele e, assim, se proteger de sintomas e doenças associadas, como o aumento da frequência cardíaca, transtornos de ansiedade, gastrite, hipertensão e diversos problemas corporais e emocionais.

Veja as orientações que separamos e comece a cuidar da sua saúde, que sempre deve ficar em primeiro lugar, afinal, sem ela é praticamente impossível desempenhar um bom trabalho.

1. Observe as causas e as consequências do stress no trabalho

O primeiro passo para acabar com um problema é identificá-lo. Logo, comece a observar as situações que mais lhe causam stress e passe a evitá-las ou solucioná-las. Também veja onde isso está te afetando, pois as consequências do stress no trabalho podem ir desde a não conseguir executar suas tarefas ao surgimento de crises de ansiedade ou depressão.

Se você se sente sobrecarregado, por exemplo, não tenha medo de pedir ajuda. Se os prazos estão curtos, converse com os superiores. Se o ambiente empresarial tem muita pressão, tente controlar a situação e também siga as próximas dicas.

2. Administre bem o tempo

Para evitar a sobrecarga, a correria e diminuir o stress no trabalho, fazer uma boa administração do tempo é essencial. Portanto, defina as prioridades e organize sua agenda de uma maneira possível de ser cumprida.

3. Respeite os seus limites

Mesmo com muito trabalho para fazer, priorize a sua saúde cumprindo a sua carga horária ou não extrapolando demais esse período. Lembre-se de que respeitar os limites do próprio corpo também é uma forma de ser mais produtivo no dia seguinte.

4. Mantenha bons relacionamentos

A convivência com pessoas de personalidades diferentes também pode gerar muito stress no trabalho. No entanto, no ambiente empresarial os relacionamentos devem seguir uma linha respeitosa e muito profissional.

Além disso, cuidar dos seus relacionamentos fora da empresa também é uma boa recomendação. Dedique tempo a sua vida social!

5. Tenha momentos de lazer

Falando em vida social, inclua em sua rotina algumas atividades que lhe proporcionem prazer. Sabe aquele hobby antigo? Resgate-o para o seu dia a dia, durma bem e também comece a praticar exercícios três vezes na semana.

As atividades físicas liberam a chamada endorfina, substância que contribui com o conforto, bem-estar e, inclusive, com o humor.

6. Busque ajuda profissional

Se notar que o stress no trabalho está intenso demais e que as alternativas citadas já não são mais soluções viáveis, não hesite em procurar a ajuda de um psicólogo ou de um especialista. Essa é a forma mais segura de garantir a sua saúde nesses casos.

Gostou das dicas sobre as consequências do stress no trabalho e como lidar com isso? Para obter mais informações que possam te ajudar profissionalmente, continue navegando nas matérias do E-Diário e veja, por exemplo, tudo o que você precisa saber sobre redação administrativa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais