5 Dicas Para Ter Reuniões Produtivas na Empresa

5 Dicas Para Ter Reuniões Produtivas na Empresa
06/06/2019

Juntar todos os colaboradores para passar e repassar as informações relevantes sobre as questões de trabalho deve ser um momento em que todos conseguem ter clareza da situação, participar e apresentar soluções. Portanto, é importante pensar em estratégias para tornar as reuniões produtivas e conseguir melhorar as problemáticas internas.

Quer entender como reunir os seus colegas para um momento proveitoso? Então confira este artigo que o portal e-Diário preparou para você!

Reuniões produtivas: dicas para adotar em sua empresa

Existem vários modelos e objetivos para fazer uma reunião de trabalho, mas todas elas têm como preceito fazer a discussão de determinados temas e gerar uma discussão entre todos os envolvidos. Porém, nem sempre é possível fazer com que, ao terminá-la, todos sintam que suas dúvidas foram esclarecidas ou que foram encontradas as soluções necessárias.

Para garantir que tudo o que precisa ser falado durante o encontro seja repassado com clareza, confira estas dicas de como ter reuniões produtivas!

1 – Convoque todos com antecedência

A menos que seja uma urgência, convide os participantes com uma certa antecedência, para que todos consigam se programar e ir preparados para a discussão.

2 – Faça uma pauta

Se você convocou essa reunião, certamente sabe os motivos pelos quais ela é necessária. Entretanto, esteja preparado e defina bem quais são os objetivos.

Portanto, crie um documento e separe os tópicos principais que deverão ser discutidos durante o encontro. Depois, comece a fornecer alguns detalhes dentro dessas divisões, para usá-los como direcionamento para comandar o evento. Pense em coisas como qual a problemática de determinado assunto, por que ele está em pauta, se existe alguma forma de resolver a situação, entre outras.

3 – Determine uma duração para cada tópico

É bom que a discussão seja fluída, mas é preciso ter em mente que o encontro tem horário para terminar. Uma reunião produtiva é aquela que consegue, dentro do tempo estipulado, cobrir todos os assuntos selecionados na pauta. Avalie quais são os mais densos e mais leves e faça o direcionamento da discussão.

4 – Evite distrações

Muitas vezes, a conversa em grupo pode começar em um assunto e terminar em outro. É importante que não haja dispersão, pois isso prejudicará no tempo estipulado para cada coisa.

5 – Envie uma ata

Depois de terminada, envie a todos o resumo do que foi tratado, para que os colaboradores tenham um registro e possam usar esse documento para tomar as ações necessárias discutidas no encontro.

Gostou de saber como ter reuniões produtivas? Então não deixe de ler outros artigos do e-Diário!

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode se interessar por

Veja mais