Saiba O Que é Capital de Terceiros

Saiba O Que é Capital de Terceiros
28/07/2020

Você, alguma vez, já ouviu falar sobre o que é capital de terceiros? Basicamente, é uma forma que empresas tem de conseguir crédito, como financiamentos e empréstimos. Entenda mais sobre o assunto no artigo abaixo! 

Afinal, o que é capital de terceiros?

Para entender o que é capital de terceiros tenha em mente que ele é diferente de capital próprio. Como falamos acima, o capital de terceiros corresponde a uma das formas que uma empresa tem de conseguir um crédito externo, que pode ser solicitado às financeiras, bancos, plataformas on-line de financiamento, entre outras. 

Ou seja, este capital é todo o recurso que foi adquirido dessas instituições externas e que não vieram de dentro da empresa, isto é, da produção e lucro interno. Já o capital próprio, é totalmente ao contrário do de terceiros. Ele corresponde ao que a empresa tem de lucro final. 

Por que fazer o capital de terceiros?

Geralmente, os empreendedores que fazem o capital de terceiros precisam complementar o seu capital ativo. É uma forma adicional de gerar a execução das atividades e dos objetivos internos da empresa. 

Para você ter uma ideia, um empreendedor pode precisar desse crédito para:

  • pagar multas e taxas; 
  • equilibrar o fluxo de caixa; 
  • investir no planejamento interno;
  • investir no setor operacional.

Adquirir esse capital tem seus prós e contras. Afinal, se por um lado o negócio crescerá mais rápido, por outro, terá mais dívidas que deverão ser pagas para a instituição que emprestou o crédito. 

De forma geral, ele é bem benéfico para um negócio. Conheça abaixo duas vantagens do capital de terceiros:

1. Pode ser usado para financiar projetos

Se você está no começo do seu negócio, acredita que ele tem futuro, mas não tem um capital de giro para operar, você pode conseguir um financiamento para iniciar a sua empresa e gerar lucro. Dessa forma, quando a dívida com a instituição credora acabar, você continuará tendo lucros com seu faturamento.

2. Prazo certo para pagar a dívida

Uma vantagem de fazer essa dívida é saber que ela terá um prazo certo para acabar. Ou seja, ter a previsão correta ajudará você nos seus projetos e no controle de gastos da empresa.

Em contrapartida, o pagamento da dívida acumula juros, sendo assim, pode não ser uma boa estratégia para o desenvolvimento econômico da organização.

Gostou de conhecer um pouco sobre o tema? Outros assuntos assim, você continua acompanhando no e-Diário Oficial

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais