Você já parou para pensar sobre o que é Patrimônio Público? Trata-se, basicamente, da totalidade de bens, direitos e valores pertencentes aos cidadãos daquele espaço que possuam uma carga histórica, econômica ou mesmo sentimental para os moradores.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse artigo completo e tire todas as suas dúvidas!
O que é Patrimônio Público?
Para entender o que é Patrimônio Público é preciso ter em mente que ele é uma espécie de agrupamento de bens, direitos e valores estéticos, econômicos, éticos, históricos, turísticos e até mesmo artísticos que pertencem à população.
Ou seja, tudo o que for Patrimônio Público está à disposição da coletividade.
Quais são os tipos de bem público
O Código Civil de 2002 divide os bens públicos, segundo à sua destinação, em três categorias: bens de uso comum do povo ou de domínio público, bens de uso especial ou do patrimônio administrativo indisponível e bens dominicais ou do patrimônio disponível.
- bens de uso comum do povo ou de domínio público: são os bens que se destinam à utilização geral pela coletividade (como por exemplo, ruas e estradas).
- bens de uso especial ou do patrimônio administrativo indisponível: são aqueles bens que destinam-se à execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral (como por exemplo, um prédio onde esteja instalado um hospital público ou uma escola pública).
- bens dominicais ou do patrimônio disponível: são aqueles que, apesar de constituírem o patrimônio público, não possuem uma destinação pública determinada ou um fim administrativo específico (por exemplo, prédios públicos desativados).
Dano ao patrimônio público é crime
É importante saber que, de acordo com a lei, quaisquer atos de vandalismo contra bens públicos e de uso coletivo configura-se como um crime contra Patrimônio Público, de acordo com o artigo 163 do Código Penal, onde a pessoa que praticar a ação pode ser presa ao ser pega em flagrante.
Em geral, há a possibilidade de pagar uma fiança equivalente ao valor de seis salários-mínimos ou assumir de um a três meses de detenção, em casos de danos simples.
Em situações de dano ao patrimônio público qualificado, a punição também é elevada, sendo de seis meses até três anos de detenção e multa.
Aliás, ao quebrar ou prejudicar, o meliante está, na verdade, prejudicando a si mesmo. Afinal de contas, o local também é dele, como cidadão, por direito.
Gostou de saber o que é Patrimônio Público? Lembre-se sempre de cuidar e zelar pelas áreas coletivas e sinta-se totalmente à vontade para denunciar caso veja alguém depredando determinado bem.
É primordial que a sociedade trabalhe em conjunto para mantermos todos os nossos direitos intactos e, claro, para que consigamos continuar desfrutando ambientes agradáveis e coletivos.
Continue acompanhando as matérias do E-Diário e confira mais conteúdos sobre todos os seus direitos, deveres e informações úteis para otimizar o seu dia a dia.