Você conhece o que é e o método de como descobrir o passivo exigível a longo prazo? Este é um termo bastante usado entre os profissionais de contabilidade e finanças, mas ele acaba gerando muitas dúvidas em quem não trabalha na área.
Todos empreendedores precisam entender como funciona esse conceito e como aplicá-lo. Se você quer entender mais sobre o assunto, leia o artigo!
Afinal, o que é passivo exigível a longo prazo?
Essa modalidade de passivo abrange todas as obrigações financeiras que a empresa tem com terceiros, como parceiros ou fornecedores.
Ele é classificado como passivo exigível a longo prazo pois ele representa todas as dívidas que devem ser pagas pelo empreendedor, cumprindo determinado prazo.
Esse prazo, para a maioria das empresas, significa um ano civil corrido. No entanto, em algumas instituições, como as bancárias, ele corresponde a apenas seis meses. Quando for elaborado o balanço patrimonial, é necessário discriminar quais ações entram nessa categoria. Assim, quando chegar o prazo determinado, elas deverão ser quitadas.
Com a finalidade de organizar melhor as finanças, fazer essa previsão do passivo exigível a longo prazo acaba se tornando uma ótima estratégia de contabilidade. Por conta dele, é possível deixar as obrigações empresariais mais transparentes, sendo mais fácil visualizar alguns dados relacionados a quem irá receber, as origens e o valor dos recursos.
Como descobrir o passivo exigível?
Acompanhar as finanças da empresa, assim como seus contratos, é a chave para entender como descobrir o passivo exigível.
Ou seja, contanto que as finanças sejam transparentes e registradas, é possível traçar todas as contas a serem quitadas, como:
- dívidas com terceiros;
- obrigações;
- riscos e contigências.
É comum, também, que esse valor seja parcelado — constituindo, assim, o passivo exigível a longo prazo —, para resguardar o lucro e auxiliar na organização da empresa.
Então existem outros tipos de passivos?
O passivo exigível a longo prazo é apenas uma das categorias de obrigações dentro de um balanço patrimonial. Além disso, ele não é a única classificação de patrimônio, de forma que é importante entender as diferenças. Enquanto eles dizem respeito às contas credoras, os ativos falam das devedoras.
Confira outras categorias de passivos que podem ser encontradas no mundo das finanças:
- não elegível: gerado pela diferença de valor entre os ativos da empresa e suas obrigações financeiras;
- descoberto: evidencia o saldo devedor, deixando claro que o valor foi ultrapassado;
- circulante: precisam ser quitados em até 12 meses, sendo considerado de curto prazo;
- não circulante: todas as obrigações financeiras que podem ser liquidadas depois de 12 meses de sua existência;
- fictício: é a obrigação financeira que já foi saldada, mas deve, mesmo assim, aparecer no balanço patrimonial;
- exercícios futuros: quando há a cobrança ou saldo de alguma dívida que deveria ter sido quitada em um período anterior.
Para garantir que você tenha como descobrir o passivo exigível da sua empresa, entenda mais sobre balanço patrimonial!