O IPCA 2021 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), teve um aumento significativo, comparado ao ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).
Entre os grupos de produtos mais afetados, o da saúde, com 1,19% de aumento, foi o que mais pesou no bolso do consumidor.
Quer entender um pouco mais sobre o que é o IPCA e quais os seus impactos para os compradores em 2021? Então confira!
O que é IPCA?
Afinal, o que é IPCA? Ele é uma espécie de termômetro da inflação do país, seu aumento indica que os produtos estão ficando mais caros. Seu cálculo é feito juntamente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) todos os meses pelo IBGE.
O aumento ou diminuição do IPCA 2021, por exemplo, influi sobre a taxa Selic (taxa básica de juros do país), o que influencia diretamente tudo que envolve juros no Brasil.
Apesar de parecer um conceito complexo, na prática, o aumento desse índice é perceptível na hora das compras! Por exemplo, a variação de preços é mensal, no entanto seu salário não, se você perceber que está comprando o mesmo que o mês anterior, mas está gastando mais, isso indica um aumento no IPCA!
Itens que compõem o IPCA
No momento de realizar o cálculo, são divididos grupos de produtos e serviços que compõem o IPCA, que são:
- Alimentação e bebidas;
- Habitação;
- Artigos de residência;
- Vestuário;
- Transportes;
- Saúde e cuidados pessoais;
- Despesas pessoais;
- Educação;
- Comunicação.
Possibilitando a identificação de causas e influências externas e internas sobre as variáveis do índice. Como questões relacionadas a logística, importação, conflitos diplomáticos ou sazonalidade de produção.
IPCA 2021
Segundo o IBGE, as variações do IPCA 2021 até o mês de Abril foram de:
- janeiro: 0,25%;
- fevereiro: 0,86%;
- março: 0,93%;
- abril: 0,31%.
Como pode ser observado, o mês de março foi o maior pico do ano, até o momento. Dentre os grupos mais afetados estiveram : Alimentação e bebidas, com maior destaque no preço da carne.
Esse tipo de variação impacta na economia brasileira como um todo, pois o reajuste de base salarial não acompanha a volatilidade dos percentuais de juros. Consequentemente, as pessoas continuam ganhando o mesmo, no entanto, os bens de consumo ficam mais caros.
Dessa maneira, o consumo diminui, o que leva a menos dinheiro circulando, causando ainda mais inflação. Portanto, é de extrema importância o acompanhamento das variações desses índices para um planejamento financeiro tanto pessoal,quanto a nível empresarial.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é IPCA e seus impactos na economia em diferentes escalas, aprofunde seus conhecimentos econômicos lendo o artigo o que é Tributo?.