O que é IPCA: Como ele afeta seu dia a dia em 2021?

O que é IPCA: Como ele afeta seu dia a dia em 2021?
13/05/2021

O IPCA 2021 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), teve um aumento significativo, comparado ao ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).

 

Entre os grupos de produtos mais afetados, o da saúde, com 1,19% de aumento, foi o que mais pesou no bolso do consumidor. 

 

Quer entender um pouco mais sobre o que é o IPCA e quais os seus impactos para os compradores em 2021? Então confira!

 

O que é IPCA?

 

Afinal, o que é IPCA? Ele é uma espécie de termômetro da inflação do país, seu aumento indica que os produtos estão ficando mais caros. Seu cálculo é feito juntamente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) todos os meses pelo IBGE. 

 

O aumento ou diminuição do IPCA 2021, por exemplo, influi sobre a taxa Selic (taxa básica de juros do país), o que influencia diretamente tudo que envolve juros no Brasil. 

 

Apesar de parecer um conceito complexo, na prática, o aumento desse índice é perceptível na hora das compras! Por exemplo, a variação de preços é mensal, no entanto seu salário não, se você perceber que está comprando o mesmo que o mês anterior,  mas está gastando mais, isso indica um aumento no IPCA!

 

Itens que compõem o IPCA

 

No momento de realizar o cálculo, são divididos  grupos de produtos e serviços que compõem o IPCA, que são:

 

  • Alimentação e bebidas;
  • Habitação;
  • Artigos de residência; 
  • Vestuário;
  • Transportes; 
  • Saúde e cuidados pessoais;
  • Despesas pessoais;
  • Educação; 
  • Comunicação.

 

Possibilitando a identificação de causas e influências externas e internas sobre as variáveis do índice. Como questões relacionadas a logística, importação, conflitos diplomáticos ou sazonalidade de produção. 

 

IPCA 2021

 

Segundo o IBGE, as variações do IPCA 2021 até o mês de Abril foram de:

 

  • janeiro: 0,25%;
  • fevereiro: 0,86%;
  • março: 0,93%;
  • abril: 0,31%.

 

Como pode ser observado, o mês de março foi o maior pico do ano, até o momento. Dentre os grupos mais afetados estiveram : Alimentação e bebidas, com maior destaque no preço da carne. 

 

Esse tipo de variação impacta na economia brasileira como um todo, pois o reajuste de base salarial não acompanha a volatilidade dos percentuais de juros. Consequentemente, as pessoas continuam ganhando o mesmo, no entanto, os bens de consumo ficam mais caros. 

 

Dessa maneira, o consumo diminui, o que leva a menos dinheiro circulando, causando ainda mais inflação. Portanto, é de extrema importância o acompanhamento das variações desses índices para um planejamento financeiro tanto pessoal,quanto a nível empresarial. 

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é IPCA e seus impactos na economia em diferentes escalas, aprofunde seus conhecimentos econômicos lendo o artigo o que é Tributo?.

Por: Leonardo Silva

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais