Quem é dono ou gerencia uma empresa precisa saber o que é gestão de ativos e como aplicá-la ao seu negócio. Este é um dos temas mais importantes entre as questões corporativas, uma vez que a sua boa administração é capaz de trazer ótimos resultados para o setor financeiro.
Quer entender como funciona? Então leia este artigo que o portal e-Diário preparou para você!
O que é um ativo?
Antes de entender o que é gestão de ativos é preciso compreender o que isso significa. Do ponto de vista da contabilidade e do mercado financeiro, o ativo é tudo aquilo que pode compreender o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Portanto, ele é um representativo para os bens, que podem ser divididos em:
- circulante: depósitos bancários, dívidas de terceiros, estoques e lucros;
- não circulante: marca, patente, conhecimento, terrenos, edifícios, equipamentos, títulos financeiros e dívidas a longo prazo.
Além disso, é possível reparti-los, também, entre as subcategorias de ativos financeiros, fixos, tangíveis e intangíveis.
Então, o que é gestão de ativos
Como o nome sugere, a gestão de ativos é uma forma de gerenciar todos esses bens de uma empresa de maneira ordenada. Desta forma, é possível obter os valores de todos eles e supervisioná-los. A também chamada de Enterprise Asset Management (EAM) ainda consegue evitar que a performance sofra algum tipo de risco e melhora o desempenho financeiro.
Portanto, a gestão de ativos pode passar desde um amplo conhecimento das demandas do estoque, de modo que o responsável pelas compras não faça aquisições desnecessárias, até a avaliação de se é vantajoso oferecer a locação de determinados equipamentos que são utilizados esporadicamente, enquanto não estão sendo úteis. Por exemplo: será que vale a pena uma pequena agência imobiliária que possui uma máquina de xérox oferecer o serviço de tirar cópias para o público comum?
Existem grandes benefícios que um empreendimento pode ter ao adotar a gestão de ativos, além da possibilidade de aumentar os lucros. Um deles é a possibilidade de aproveitar toda a vida útil de materiais que sofreriam, de qualquer forma, com a deterioração do tempo. Além disso, aumenta a produtividade e consegue trazer resultados mais interessantes para os clientes.
Para não ter nenhum erro, o ideal é contratar profissionais qualificados que possam montar um inventário e avaliar todos os bens da empresa de modo correto.
Gostou de saber o que é gestão de ativos? Então não deixe de ler outros artigos aqui no portal e-Diário Oficial!