O Que é Contabilidade Trabalhista?

O Que é Contabilidade Trabalhista?
12/07/2019

O que é contabilidade trabalhista? Como funciona na prática e quais as principais atribuições? Neste artigo de hoje, descubra o que você precisa saber sobre o assunto e coloque na prática!

O que é contabilidade trabalhista?

A contabilidade trabalhista é responsável por garantir todos os direitos e leis dos trabalhadores dentro das empresas e isso envolve questões ligadas à folha de pagamento, férias, multas rescisórias, entre outros pontos.

De modo geral, a contabilidade trabalhista cuida do relacionamento entre empregador e empregado.  Além disso,  também envolve questões ligadas ao Governo, como o pagamento de tributos e acessórias. 

Algumas dessas obrigações são mensais ou anuais, conheça algumas delas:

DIRF 

A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte é uma obrigação tributária por parte das empresas, que comprova os pagamentos dos tributos retidos na fonte pagadora — empresa. 

O DIRF se encaixa na classificação de acessórias e a empresa tem como obrigação repassar aos seus funcionários os valores recebidos durante o ano todo, para que assim, possam fazer sua declaração de imposto de renda

RAIS

O Relatório Anual de Informações Sociais surgiu em 1975 e é um documento obrigatório pelas empresas que se classificam como pessoa jurídica. O relatório é como se fosse um coletor de dados que deve ser apresentado ao Ministério do Trabalho de maneira anual.  

GPS

O Guia de Previdência Social é um documento pago pela empresa e refere-se ao Instituto Nacional de Seguro Social, o famoso INSS.

Todo mês é descontado do salário do empregado uma quantia que é recolhida pelo Governo e garante, no futuro, muitos benefícios, como a aposentadoria e auxílio doença, por exemplo.

Como a tecnologia atua nos processos da contabilidade trabalhista?

A tecnologia pode otimizar o tempo nos processos burocráticos, além de eliminar possíveis erros. Alguns softwares podem auxiliar na contabilidade trabalhista e oferecer relatórios com mais eficiência e assertividade em dados.

Quando esses processos são feitos manualmente o trabalho pode conter erros pela falta de atenção ou cansaço, por exemplo.

Por isso, adote a tecnologia nos processos da sua empresa!

É necessário conhecer a Reforma Trabalhista?

A mudança trabalhista mais recente foi a de 2017 e impactou em muitas contabilidades empresariais. É importante manter-se atualizado, pois alguns pontos podem influenciar de maneira direta a empresa. A mais recente obteve mudanças nas questões de:

Gostou de saber um pouco sobre o assunto? Deixe nos comentários o que achou da contabilidade trabalhista e continue acompanhando as matérias do E-Diário Oficial!

Comentários:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar por

Veja mais