Existem muitos casos em que a pessoa não se sente confortável com a maneira como foi registrada. Há, ainda, aqueles que precisam alterar a identidade e até mesmo os sobrenomes por algum motivo específico. Por conta disso, muitos têm a dúvida sobre como mudar o nome de forma legal.
Para isso, a legislação brasileira torna possível a mudança em situações específicas. Quer entender como funciona esse processo legalmente? Então leia este artigo!
Quem pode e o que é necessário para mudar o nome
A Lei de Registros Públicos determina que prenomes que exponham as pessoas ao ridículo, não devem ser aceitos no momento do registro. Além disso, a Lei fixa que no primeiro ano após atingir a maioridade civil (18 anos), a pessoa pode mudar de nome legalmente, desde que os sobrenomes não sejam modificados.
No Brasil, para saber como mudar o nome, é preciso atender algum dos pré-requisitos, como:
- o nome deve causar constrangimento, ridicularização ou estar associado a algum palavrão;
- nomes estrangeiros que sofreram modificações na escrita também podem ser alterados;
- adição ou remoção de sobrenomes em caso de adoção, reconhecimento de filhos após teste de DNA, casamento e divórcio, também válido para padrastos e madrastas que desejam assumir os enteados;
- correção em caso de erro no registro;
- alteração para evitar casos de homonímia, ou seja, ter exatamente o mesmo nome e sobrenome de outra pessoa;
- proteção à vítimas e testemunhas de crimes;
- casos de mudança de sexo do indivíduo;
- pessoas que são reconhecidas apenas pelo nome artístico também podem fazer a alteração.
Para realizar a mudança, é necessário ir até o Cartórios de Registro Civil, portando certidão de nascimento, casamento e documentos pessoais, como RG ou CPF. Entenda melhor abaixo.
Como mudar o nome?
De forma legal, a legislação brasileira permite que seja feita a alteração de nome apenas uma única vez. É necessário que a pessoa tenha 18 anos completos. Em seguida, ela deve comparecer ao Cartório com um pedido na justiça para justificar o motivo de querer mudar o nome legalmente.
É de suma importância que todos os requisitos sejam atendidos. Com o acompanhamento de um advogado, o processo deve ser registrado na Vara de Registros Públicos e, para que o pedido seja aceito, é necessário também que a pessoa esteja com o CPF regularizado.
Como mudar de nome on-line?
A mudança de nome por meio da internet não é possível, nem pelo telefone. Para isso, apenas se dirigindo pessoalmente ao cartório de sua região.
Quanto custa para se mudar o nome?
Para mudar o nome, é preciso pagar uma taxa. Essa taxa varia de região para região, podendo ser em torno de R$ 100 a R$ 400 ou mais.
Mudar o nome legalmente pode levar quanto tempo?
Passos simples podem colaborar para mudar o nome legalmente. Em casos mais comuns, como a alteração do prenome por algum dos motivos citados acima, o processo pode levar cerca de 3 a 6 meses. Em casos de alteração também no sobrenome, pois este lhe causa algum tipo de vergonha, o processo pode ser um pouco mais demorado, cerca de 6 meses a 1 ano.
Agora você já sabe como mudar o nome de forma legal e pode ir atrás de um cartório para realizar o procedimento, uma vez que existe uma lei para tal.
Aproveite para saber mais sobre todos os seus direitos e leia também sobre o que são leis e os tipos existentes.